terça-feira, julho 14, 2009

Disco de Newton - "Uma Só Carne"

Disco de Newton - Uma Só Cor
Casamento - Uma Só Carne

Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Em primeiro lugar, decompôs a luz solar. Por volta de 1666, mediante um prisma triangular de cristal atravessado por um feixe luminoso, obteve o que hoje chamamos de espectro, devido ao diferente índice de refração ou desvio de cada uma das cores que compõem a luz branca.
A divisão de um raio de luz em seus componentes devido á sua diferente refração, denomina-se dispersão da luz.

Falta então recompor a luz branca através da soma das cores. Isto se consegue por um aparelho que é chamado disco de Newton. Este disco que é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro de luz branca, adquire quando girado velozmente e recebendo uma iluminação intensa, uma cor uniformemente branca. À medida que aumenta a velocidade do disco, as cores vão-se somando, o matiz geral aparece acinzentado e, finalmente, só se observa um círculo uniforme esbranquiçado - (Clique aqui para ver a origem do texto acima).



Acredito que o disco de Newton seja uma boa ilustração para entendermos o final da passagem de Gn 2.24, e eles se tornarão uma só carne (NVI). Quando aceleramos o disco multicolorido, enchergamos somente uma cor, branca. O homem e a mulher, depois de deixar pai e mãe e se unirem, se tornam uma só carne. Tanto a cor branca no disco acelerado, como o casal casado, na verdade, são compostos por algo que vai além da quantidade um. O disco é formado por várias cores. A única carne é formada por um homem e uma mulher que se comprometeram um ao outro perante Deus e a criação. Esta é a única matemática onde 1 + 1 = 1.

De fato, a união conjugal na visão de Deus, prepondera sobre os laços sanguíneos de pai e filho, ou mesmo irmãos. A união de um homem e uma mulher é a única passível de se tornar uma só carne. Sim, há algo inexplicável nesta união. Não é por menos que Deus odeia tanto o divórico (Ml 2.16) e ama tanto a família.

A união entre um homem e uma mulher é semelhante a união entre as pessoas que formam nosso Triúno Deus. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27). A união humana da forma que Deus desde o princípio desejou, reflete nosso próprio Deus, propósito dEle. Desde o início Ele queria que nós, Suas criaturas, espalhássemo-nos pela terra administrando-a e zelando por ela, refletindo sempre Sua vontade. Tal trabalho deveria ser feito em união das partes, homem e mulher, o primeiro criado e a auxiliadora idônea, uma só carne, uma só cor.

A união conjugal como criada pelo Criador está em crise. O disco multicolorido não tem sido girado. Pessoas se juntam e separam quando bem entendem. Sexo, criação de Deus para ser usufruído no casamento tornou-se arma de fogo na mão de crianças. Ninguém (i.e., poucas) mais quer ver a beleza da cor branca, que traz a beleza de todas as cores que o homem é capaz de enxergar. Ninguém está disposto a viver a beleza da vontade de Deus, um homem e uma mulher, tornando-se uma só carne, "tornando-se uma só cor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário