terça-feira, outubro 18, 2011

Prioridades do Senhor Jesus (8): o Pregar

Por Fernando Leite
Sermão transcrito

Esta é a última de uma série de oito mensagens sobre as prioridades do Senhor Jesus Cristo. Quero recordar inicialmente o que abordamos lá atrás, na primeira mensagem. Vimos, então, uma prioridade declarada explicitamente pelo Senhor Jesus, quando diz: Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33). Naquela ocasião, pudemos olhar para o que tem acontecido na história humana. Depois de tersido criado, o homem cai e se torna cúmplice das trevas, dos poderes das trevas, dos espíritos e de anjos rebeldes, até que Deus age, vindo até nós para nos salvar e nos resgatar como um povo para Si.

Antes mesmo que o Senhor Jesus chegasse, João Batista já viera, pregando e anunciando: Está próximo o Reino dos Céus. Arrependam-se (Mt 3.2). Mas não foi só João Batista; o Senhor Jesus Cristo fez o mesmo quando veio. O texto de Mateus diz: Daí em diante, Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt 4.17).

Quero destacar inicialmente esta expressão “pregar”, que aparece em Jesus começou a pregar. O verbo grego empregado aqui significa uma proclamação ou uma declaração oficial, que não correspondia ao modo usual de se falar. Este verbo era utilizado nas circunstâncias em que alguém fazia uma declaração oficial. Na nossa sociedade, talvez fosse correspondente a “publicar no Diário Oficial”. Portanto, quando o Senhor Jesus vem, Ele traz a palavra oficial daquele que O enviou, e dá a seguinte mensagem: Arrependam-se! O Reino dos Céus está próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário