terça-feira, abril 01, 2008

Casamento - Uma Instituição Divina

Tenho lido um livro chamado Traição da Confiança, por Stanley J. Grenz & Roy D. Bell, da United Press. Tenho achado o livro muito bom e aprendido bastante com o profundo conhecimento dos autores.

Apesar de eu classificar o livro como uma ótima leitura, isso não faz dele isento de falhas ou sem divergência com meu ponto de vista, padrão que eu estabeleço à conformidade bíblica.

Nas páginas 67-68 encontramos a seguinte frase: o casamento não é uma instituição especificamente cristã, porque ele está presente, de alguma forma, em todas as sociedades humanas. De fato, os capítulos de abertura do livro de Gênesis indicam que o casamento fez parte da existência humana desde o princípio.

Concordo com a primeira colocação, de que o casamento não é uma instituição cristã. No entanto, sua justificativa não está correta. O casamento não é uma instituição cristã porque Cristo foi revelado somente centenas de anos depois*. O casamento tampouco foi criação dos homens. Nos mesmos capítulos da Bíblia citados pelos autores do livro, é dito:

...não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne
(Gn 2.20b-24 - NVI).

Foi Deus quem instituiu o casamento, o enlace, o matrimônio, a núpcia... Foi Deus quem estabeleceu o padrão da união conjugal e por isso, apesar dele não ser cristão (ou seja, de Cristo), o padrão, ou o casamento, é uma instituição divina (de Deus), tenha os contraentes percepção disso ou não!

No último casamento que eu estive presente, o preletor, no início de sua mensagem, disse que o casamento era criação de Deus, e por isso, uma instituição dEle. Ao final, ele disse que o casamento poderia ser satânico, dependendo das atitudes dos noivos dentro do casamento. Discordo mais uma vez! O casamento não pode ser satânico. Sua natureza é divina porque foi criado pelo Divino. Independente de como agimos no matrimônio, o casamento sempre será de natureza divina. O que pode ser maligno são as próprias atitudes do homem e da mulher dentro da instituição que é de Deus, mas não a instituição em si.

Para concluir, um cristão que entende Adão e Eva como história e não como estória**, sabe o porquê do casamento estar dentro de todas as sociedades humanas. Na verdade, mesmo aqueles que crêem que os primeiros capítulos bíblicos não passam de uma mitologia para saciar a curiosidade humana de estarmos vivos e aqui, devem entender que a criação humana teve um princípio e que Deus estabeleceu padrões para a vida de suas criaturas. Tais padrões foram perpetuados não somente por uma questão de tradição, mas por uma questão moral e de obediência Àquele que os criou.

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros
(Hb 13.4 - NVI).

* Jesus Cristo é Deus, mas Ele não foi revelado com a mesma clareza apresentada no Novo Testamento.
** Neologismo; não existe na forma culta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário