segunda-feira, julho 20, 2009

Doze (12) dicas aos recém-casados

Noivos e noivas, aproveitem e também leiam este artigo!

A lista abaixo são doze (12) dicas que eu pensei em compartilhar com recém-casados. Acho que são pontos importantes e que podem ser refletidos por aqueles que agora formam uma nova família ou são nubentes.

1. Amor e Respeito. Maridos, ame cada um a sua mulher (Ef 5.25). Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido (Ef 5.22). Cada indivíduo que forma o casal deve entender suas obrigações perante Deus para com seu cônjuge. Homens, demonstrem constantemente seu amor por sua mulher e mulheres, demonstrem constantemente respeito ao seu marido.

2. Homens, entendam que você é o cabeça da mulher (Ef 5.22) e deve assumir o papel que lhe cabe, que Deus lhe formou para exercer. Não delegue, não troque de papel, tenha você uma esposa insegura ou com traços de uma líder nata. As decisões finais cabem sempre a você, mas nunca deixe de levar em conta a vontade de sua família antes de tomar tal decisão.

3. Mulheres, entendam que vocês possuem o fundamental papel de auxiliar o homem na tarefa que Deus lhe deu. Tal posição, de axiliadora idônea, é um privilégio e oportunidade para fazer de sua família a imagem e semelhança de Deus conforme Deus os criou. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27). Ajude seu marido no papel que Deus lhe deu na família. Muitas vezes isso significará dar um passo para trás, exercendo paciência e misericórdia.

4. Mantenham sigilo de tudo o que for necessário. Não exponham suas vidas sem uma divina razão, para serem orientados ou para orientar pessoas na vontade de Deus. Por isso, compartilhem o que for preciso para que vocês cresçam nEle e outras pessoas se desenvolvam no "tornar-se uma só carne" (Gn 2.24). Evitem os fofoqueiros, privilegiem os piedosos.

5. Façam sexo! Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração (1Co 7.5). Geralmente um dos cônjuges deseja mais relações do que o outro. Estatisticamente é o homem quem quer mais do que a mulher. Não deixem de conversar sobre as expectativas que cada um deve ter quanto à quantidade de relações sexuais. Ademais, não deixem de conversar sobre o que cada um mais gosta neste íntimo e gostoso momento do casal. Lembrem-se, somos diferentes dos outros animais.

6. "Deixar pai e mãe" (Gn 2.24) não significa abandoná-los e esquecê-los. O mandamento de honrar pai e mãe também é válido para os casados; filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" (Ef 6.1-2a). Não deixem de telefonar para eles, darem satisfação de suas vidas e visitá-los sempre que possível, passando um tempo de qualidade. Feriados são excelentes oportunidades para isso. Tomem cuidado, porém, ao visitar muito os pais de um cônjuge somente. Isso pode incitar ciúme no cônjuge com os pais pouco visitados e nos próprios pais dele(a). Lembrem-se também que os pais dos cônjuges não exercem mais a autoridade que outrora tinham. Avise-os disso se necessário.

7. Poucos são os casais que se casam possuindo uma casa própria. Poucos são aqueles que se casam com fartura financeira. Ao unirem-se, o dinheiro ou a falta dele que cada um tinha, passa a ser de ambos. É necessário que o casal seja zeloso com a dinheiro que agora é dos dois, dando prioridade as necessidades e poupando o possível. Não amem o dinheiro (Hb 13.5; 1Tm 3.3), mas trabalhem (também) para tê-lo. Não ignorem a ajuda financeira dos pais, pois é uma forma deles mostrarem seu amor e cuidado por vocês. Todavia, não dependam disso!

8. É necessário que os dois se relacionem com Deus através da oração e leitura da Bíblia. A unidade que o casal forma é composta de duas pessoas que precisam se relacionar com Deus. Se ambos não estiverem crescendo em Deus, o casamento se distanciará do propósito do Criador dele e consequentemente a unidade será abalada. Semelhantemente é quando apenas um dos cônjuges se relaciona com Deus. Seu crescimento ficará comprometido em função do(a) parceiro(a). O desequilíbrio será notado pelos amigos e familiares.

9. Comecem desde já uma pequena biblioteca com livros que os ajudarão a serem o homem e mulher que Deus espera. Algumas sugestões:
  • Amor e Respeito, por Dr. Emerson Eggerichs;
  • Homem e Mulher, por John Piper e Wayne Grudem;
  • Os Homens são Ostras... as Mulheres, Pés-de-cabra, por David Clarke;
  • A Bíblia e sua Família, por Augustus Nicodemus Lopes e Minka Lopes;
  • Série de Livros de David e Carol Sue Merkh, Erguendo Paredes, Estabelecendo Alicerces e Mobiliando a Casa;
  • Ministério com Famílias no Século 21, por Dennis Rainey;
  • Quando pecadores dizem sim, por Dave Harvey.
  • Maridos perseguindo a excelência, por Lou Priolo.
  • O poder da esposa que ora, por Stormie Omartian.
  • Como ter uma segunda lua de mel com o mesmo marido, por Shannon Ethridge e Greg Ethridge.
  • Esposa excelente, por Martha Peace.
10. Separem um tempo exclusivo para vocês. Dê um nome a este tempo e faça dele prioritário em sua agenda. Escolha um dia da semana, uma noite e saia com seu cônjuge, alugue um filme, faça um jantar especial... Mostre um para o outro quão especial ele ou ela é.

11. Rotina é uma palavra que assusta muitas pessoas, especialmente o cidadão pós-moderno, que tem dificuldade em descansar. Já ouvi algumas vezes pessoas dizerem: "não deixe seu casamento se transformar em uma rotina". Quero alertá-lo desde já que rotina faz parte da vida conjugal ou mesmo individual. Temos de trabalhar, comer, dormir, descansar... A questão será como encararemos essas atividades. Lembre-se que essas são oportunidades dadas por Deus para você e seu cônjuge. Utilize seu tempo com sabedoria e bom procedimento.

12. Comunicação é sem dúvida a primeira palavra-chave de um bom relacionamento conjugal. Sejam transparentes um para com o outro, contando dificuldades e alegrias. Sejam sábios no modo de comunicar a verdade. Os homens e mulheres são diferentes e precisamos estar atentos a tais diferenças, sendo sensíveis e se esforçando para interpretar as palavras do marido ou da esposa de forma correta. Muitas vezes os homens falarão de um jeito que expressa a cultura masculina e as mulheres agirão de uma forma que mostra a cultura feminina; (alguns chamariam de inerência e não cultura). Seja sábio ao ler corretamente as singularidades dos gêneros. Comuniquem-se sempre!

Sinta-se à vontade para deixar seu comentário com algum pontos que considere importante ser dito a recém-casados.

3 comentários:

  1. Zambelli !!
    Mto legal !!!
    Vamos refletir mto em tudooo...
    Ahhh e só uma coisa, tem mais um livro que estamos lendo que também é muito interessantes pra gente q ta começando.... É o "Sexo e Intimidade" do Dr Ed Wheat... Mto interessante mesmo.....
    Abraços
    Camis

    ResponderExcluir
  2. Acrescentaria um ponto que considero muito importante para se construir um bom relacionamento:NAO TENTE MUDAR O OUTRO.
    Casar é aceitar o outro com suas qualidades e defeitos e reconhecer a sua individualidade. É preciso se colocar no lugar do outro e tentar enxergar a partir do ponto de vista dele. para isso, é preciso saber ouvir o outro.
    Só quando desistimos de tentar mudar o outro para que ele atenda aos nossos anseios, que o casamento se realiza de fato. (extraido de um artigo de Isabelle Ludovico, terapeuta familiar, cristã)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog!!
    Estou casada a 2 anos e quando agente "entra nessa", as vezes não sabe o peso da responsabilidade que está se assumindo! Estou aprendendo ainda a ser a esposa ideal, coloco minhas expectativas em Deus, para cada vez me aprimorar e ter um relacionamento saudável com meu marido.
    Tenho 2 livros para indicar, esses edificaram muito minha vida:
    "Como ter uma segunda lua de mel com o mesmo marido" - Shannon Ethridge e Greg Ethridge

    "O Poder da esposa que ora" - Stormie Omartian"

    Abraços.

    ResponderExcluir