sexta-feira, setembro 17, 2010

Tipos de Casamento no Tempo do Apóstolo Paulo

Nos tempos em que o apóstolo Paulo estava escrevendo esta carta (1Coríntios), existiam praticamente quatro formas distintas de casamento aceitas pela sociedade de Corinto.

A primeira delas era o Contubernium: união feita entre escravos, normalmente autorizada pelo senhor dos escravos, que também determinava o tempo de duração.

Uma segunda forma de união era o Usus: consistia no reconhecimento das pessoas que viviam juntas há mais de um ano como casadas.

A terceira forma era o Coemptio in manum: o pai vendia sua filha, após um acordo, para casar-se com alguém.

Por fim, a quarta forma era o Confareatio: casamento de nobres. Posteriormente, a igreja católica e também a reforma acabaram por assimilar a idéia desse casamento de nobres, fazendo-o ter uma forma muito próxima aos casamentos de hoje. Esses tipos de casamento, como podemos ver, ainda existem em nossa sociedade, ainda que em diferentes proporções e com algumas diferenças.

Por Fernando Leite
Trecho da pregação em 1Co 7.10-16

3 comentários:

  1. FOI BOM ACHAR SEU BLOG. pERCEBEI QUE HÁ NA nET PESSOAS INTELIGENTES QUE POSTAM IMAGENS E FOTOS BOAS PRA SE VER E LER. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Entressante e esclarecedor dos casamentos mas no presente vivemos do mesmo modo pois a sociedade tudo permite mas que lo señor lhe bendiga .

    ResponderExcluir