quarta-feira, outubro 09, 2013

Aonde nos leva o outro evangelho

Por Reinaldo Bui



Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. (Leia Romanos 7.5; 1 Timóteo 4.1-3)

Mais de uma vez Jesus advertiu seus discípulos a tomarem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus (Mt 16.11-12). Ele sabia o quão perigoso e maléfico seria para a sua Igreja as doutrinas disseminadas por estes grupos. E aconteceu! No capítulo 2 de Gálatas, Paulo conta sobre a bronca dele com Pedro, que se deixara influenciar pela presença dos judaizantes (Gl 2.11-14). Pedro estava agindo com hipocrisia, deixando-se intimidar pela presença destes homens. Infelizmente isto é muito comum, pois sempre há o medo de ser julgado pelos grupos mais legalistas. Tomemos cuidado com este fermento!

Devemos compreender que tanto os fariseus quanto os saduceus eram estudiosos aplicados e exímios cumpridores da Torah, ou seja, “A Lei do Antigo Testamento” que fora revelada por Deus através de Moisés, confirmada pelos profetas e por anjos, citada e reconhecida pelo Senhor Jesus. Agora, o agravante de toda esta situação é que se o legalismo condenado por Jesus era aquele atrelado a esta Lei, quão pior é aquele legalismo que diz respeito a regrinhas inventadas por homens? 

Ao escrever sua carta aos Colossenses, o apóstolo Paulo preocupou-se em passar-lhes algumas instruções a este respeito: 

"Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados... Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens?" (Cl 2.16-23)

Quando mais uma vez os legalistas chegaram e tentaram impor suas leis (regrinhas) Paulo instrui os crentes de Colossos: Não permitam que vos julguem... não se submetam a isto! Acho difícil acreditar que muitas denominações nunca tenham atentado para qualquer uma destas epístolas. Mas ao menos podemos tirar uma lição daqui: não permita que ninguém julgue sua vida cristã baseando-se numa lista de regrinhas. 

Aqui, o apóstolo chama estas regrinhas de “ensinos humanos”. Até que ele estava sendo razoável, pois em 1Timóteo 4 ele as descreve como sendo ensinamentos de demônios. Sabe por quê? É porque estas regrinhas não vêm de Deus. São tentativas do demônio de roubar-nos a alegria da salvação, a herança da graça.

Legalismo não vem de Deus, é do maligno. E pior ainda: Não ajuda em nada o nosso desenvolvimento espiritual e nem presta para refrear os impulsos da carne. Então, aquele que tem a lei como uma cerca para lhe proteger e limitar sua natureza carnal pode concluir: se é assim, não há nada mais que refreie meus impulsos e me impeça de pecar! 

Mas graças a Deus, agora, com a mente de Cristo, podemos pensar de maneira diferente. Pense, que embora a sua natureza humana deseje pecar, a graça de Deus te dá outra opção: a liberdade de escolher NÃO PECAR. Quando éramos escravos do pecado, não tínhamos escolha, mas agora temos: a graça de Deus nos dá a liberdade para não pecar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário