segunda-feira, outubro 07, 2013

Exemplo de apostasia: o outro evangelho dos gálatas

Por Reinaldo Bu


Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. (Leia Romanos 7.4; Gálatas 3.1-3)

As epístolas paulinas constituem praticamente metade do Novo Testamento. Elas foram escritas para várias igrejas, por motivos variados. Algumas são para ensinar, outras para corrigir erros doutrinários, outras ainda para exortação daqueles que se deixavam levar por estas falsas doutrinas. Por exemplo, as duas cartas que Paulo escrevera aos Coríntios foram para exortar uma igreja libertina. Apesar de terem sido salvos por Jesus, estes abusavam da graça de Deus, pois ainda não tinham se desvencilhado de certas práticas oriundas daquela cidade. 

Outra epístola exortativa foi a dirigida aos gálatas. Ela foi escrita porque as igrejas da Galácia estavam se deixando influenciar pela doutrina dos judaizantes, um grupo de judeu-cristão que ensinava que para alguém ser salvo era necessário também guardar a lei, a começar pela circuncisão. Apesar do termo judaizante não aparecer no NT, a atividade deste grupo é mencionada em vários lugares, como, por exemplo, em Atos 15.

Portanto, a preocupação de Paulo se deu porque as igrejas da Galácia estava se tornando legalistas. Agindo desta forma, eles anulavam a graça de Deus. Paulo falou duro aos Coríntios, mas não falou tão duro como aos Gálatas: “Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?” Anoetos é uma palavra bastante dura no grego e significa insensato, tolo, não entendido, não inteligente; Paulo está dizendo: seus burros! Vocês não pensam? E continua:

“Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gl 3:1-3).

Paulo ainda diz que eles agindo assim estavam pervertendo o Evangelho, obedecendo outra doutrina: "Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo". (Gl 1.6, 7)

Nesta passagem há duas palavras diferentes no grego para descrever outro: heteros (outro da mesma espécie) e allos (outra coisa de espécie diferente). Quando Paulo diz que os gálatas estavam abandonando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi por outro (allos) completamente diferente. 

O erro dos gálatas foi apostasia. Normalmente relacionamos apostasia com liberalismo. Mas no caso deles foi legalismo: estavam abandonando a graça e voltando-se para a lei. 

Fomos salvos pela fé e não pelas obras da lei. Se a lei não é suficiente para salvar, também não é suficiente para guardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário