quinta-feira, outubro 10, 2013

A lei do amor

Por Reinaldo Bui



Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. (Leia Romanos 7.6; João 13.34)

Existe alguma lei na vida do crente? Sim! Quando perguntamos quais são os dois mandamentos de Cristo a resposta sempre é: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo! Mas preste atenção: estes não são de Cristo, são da Lei (Mt 22:36-40). Jesus nos deu seus dois mandamentos na última ceia com seus discípulos, quando foi instituída a Nova Aliança. Naquela ceia, Jesus anuncia o fim da Antiga Aliança, baseada na Lei, e o início duma Nova aliança, totalmente baseada na graça.

Os dois mandamentos de Cristo são: (1) Creia em mim. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (João 14.1). (2) Ame o próximo como eu vos amei: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (João 13.34). Estes mandamentos devem balizar toda nossa vida Cristã.

Percebe a diferença? Não mais amar o próximo como a si mesmo, pois amar o próximo baseado no quanto nos amamos é um problema sério. Por um lado, se eu não me amo, não amarei o próximo também! Por outro lado, há uma forte corrente que prega que devemos aprender a nos amar mais para poder amar o próximo! 

Será que aumentar nossa auto estima refletirá num aumento substancial de preocupação ao bem estar alheio? Quanto mais eu me amar mais amarei o próximo? Amor próprio é um mandamento? Assim Deus não estaria nos incentivando a intensificar atenção e gastos com nossa própria pessoa antes de pensar no próximo? Será que naturalmente já não fazemos isto?

Deus não estava sugerindo, em hipótese alguma, que seu povo desenvolvesse um mecanismo de “auto-amabilidade” para poder amar o próximo de um modo mais sublime. Não! Deus sabe que somos egoístas por natureza. A ideia expressa aqui pelo Senhor é melhor compreendida se lermos: “Ame o próximo como você se ama”. Você consegue?
Note o que lemos em 1João 3.21-23:

Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

O grande lance é que os dois mandamentos de Cristo não são para serem “simplesmente obedecidos”, são para serem vividos todos os dias. Confie em Jesus, e receba dele a força para amar como Ele amou, de acordo com a vontade de Deus; não baseado no nosso sentimento, mas no Espírito Santo. Quando nós cumprimos este mandamento, não precisamos nos preocupar em cumprir leis e nem regras, pois se amarmos incondicionalmente (como Cristo nos amou) satisfaremos plenamente todos os mandamentos da lei. Se eu amar o próximo como Cristo me amou, eu não vou roubar os seus bens, cobiçar, seduzir, maldizer, mentir, mas estarei preocupado com seu bem estar, sua felicidade, seu crescimento espiritual, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário