sábado, outubro 19, 2013

O desentendimento entre Paulo e Barnabé

Por T. Zambelli

Todos sabemos que Paulo, o apóstolo de Jesus, foi um homem incrível para a história do cristianismo. Sua vida e sua pena são até hoje instrumentos de Deus para guiar e transformar vidas. Mas Paulo nem sempre foi assim. Saulo, como era conhecido, era um fervoroso perseguidor da Igreja de Cristo.

O antigo Paulo foi visitado por Jesus na estrada para Damasco. Pouco tempo depois que isso aconteceu, um homem, um Zezinho, foi quem o acolheu. Este Zezinho o apresentou aos apóstolos e se tornou um grande parceiro de evangelização e ensino das Escrituras. Sim, era um Zezinho mesmo. Seu nome era José, mas os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador (Atos 4.36).

Barnabé era o nome por detrás de Paulo. Não me surpreende Paulo ter sido a figura que conhecemos através das Escrituras. Você já notou quantas vezes Lucas, o autor de Atos, fala sobre o bom caráter de Barnabé? São muitas as vezes. (Não deixe de contar que ele era o homem escolhido pela igreja para várias tarefas. Aliás, não só pela igreja, mas o próprio Deus, o Espírito Santo, pediu à liderança de Antioquia que o separasse para a obra que Ele tinha planejado - Atos 13.)

Como em qualquer relacionamento de bons amigos, um desentendimento não poderia faltar. A Bíblia nos relata:

Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: "Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo". Barnabé queria levar João, também chamado Marcos.  Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas. (Atos 15.36-41)

Quando observo o porquê de Paulo e Barnabé terem se desentendido, eu me pego sorrindo. Não foi uma questão doutrinária. Não foi uma questão denominacional. Tampouco foi porque Marcos não era um bom servo, pois Paulo mesmo o recomenda em 2Tm 4.11 - Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

"Diferenças entre servos de Deus não precisam travar a obra de Deus. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo (1Co 12.5)." -- W. W. Wiersbe*

Depois deste desentendimento tão sério (v.39), não havia somente uma caravana missionária, mas duas. Uma formada por Paulo e Silas, outra por Barnabé e Marcos. Foi a soma das cidades que ambas as duplas visitaram que fez o alvo de voltar às cidades onde eles pregaram a palavra do Senhor concreta (v.36).

Desentendimentos sempre existirão. Eles não são pecados em si mesmos. Eles são parte do relacionamento humano. Mas que isso nunca trave o exercício (dever) que cada um de nós tem para com Deus: de proclamar o Evangelho de Jesus Cristo. Amém.

*(1992). Wiersbe’s expository outlines on the New Testament (p. 319). Wheaton, IL: Victor Books.

Um comentário:

  1. Quando o Semhor é o centro da nossa vida e pregação os desentendimentos passam a não yer relevancia no nosso andat diario. A Deus toda a gkória!

    ResponderExcluir