terça-feira, setembro 24, 2013

Do princípio ao resultado final

Por Reinaldo Bui


 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. (Romanos 6.15-18)

O princípio desta vida marcada pela liberdade em Cristo resume-se na seguinte dinâmica:
  1. Justificados por Deus, fomos separados para participar do Seu Reino.
  2. Deus nos dá plena liberdade, não mais para servir ao pecado, mas sim para servirmos a Ele.
  3. Quando oferecemos os membros do nosso corpo a Deus, experimentamos a vida abundante que Jesus nos promete. 

Ainda, porém, existem muitos crentes carnais, sejam jovens, adultos, casados ou solteiros, homens e mulheres vivendo segundo os impulsos da carne, vivendo pelas motivações erradas. Assim, quais as motivações que temos para viver uma vida com Deus? Bem, pela prática, sabemos que se permitirmos, o pecado vai dominar. E todos nós já passamos por isto: “Eu não queria ter feito/falado/pensado nisto... Não consegui evitar.” Pense, porém, nesta possibilidade: servir de coração. Note o que Paulo escreve:

Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues (Rm 6:17).

Podemos e devemos servir de coração a Deus. Esta é uma disposição que deve partir de você. O pecado não tem mais direito sobre sua vida, mas Deus sim. 

Imagine aquela menina do interior que durante muitos anos foi escravizada e humilhada por um cafetão na cidade grande, obedecendo a tudo o que ele mandava. Um dia ela encontra um homem que a tira daquela vida e casa-se com ela, ensinando-lhe o verdadeiro amor. Mas depois de algum tempo o cafetão encontra a menina, a seduz e ela flerta novamente com ele. Quando pecamos, estamos fazendo exatamente o mesmo que esta menina fez, traindo aquele marido que a resgatou. No nosso caso, o Senhor Jesus! Legalmente ela é esposa do homem bom. Mas quando flerta, está na mão, no domínio daquele cafetão. Ela perdeu o seu casamento? Não. Está registrado no cartório, mas ela perdeu sua comunhão com o marido. Neste sentido, seu casamento está "morto".

Quando o crente peca, ele está fazendo a mesma coisa. Nós pertencemos a Jesus, mas estamos nas mãos do inimigo, fazendo a vontade de Satanás. É difícil acreditar? Você se lembra que Deus utilizou o profeta Oséias para ilustrar esta realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário