terça-feira, setembro 10, 2013

A Glória é de Deus

Por Reinaldo Bui


“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a
tribulação produz perseverança.” (Romanos 5.3)

É cada vez maior o número de denominações que fazem propaganda: “pare de sofrer, aqui você tem curas, prosperidade, etc.” Porém a Palavra de Deus diz o contrário: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33)

Paulo sabia muito bem o que era passar por aflições. Mas ao invés de desanimar, murmurar, questionar a Deus ou “abandonar a fé”, ele ensina que devemos nos gloriar nas próprias tribulações. Mas você pode perguntar: como podemos nos gloriar com tribulações? Isto só acontece quando entendemos que as nossas dificuldades são as oportunidades de Deus se mostrar forte em nossa vida: quando somos fracos, Deus nos mostra que Ele é forte.

Ninguém cresce sem as dificuldades, não cresce sem a cruz. Parar de sofrer é parar de crescer. As pressões da vida são algumas das oportunidades de Deus se manifestar na nossa vida. É quando nos colocamos diante dEle e diante dos nossos problemas para dizer: “Senhor, ‘dependo de Ti’. O Teu poder se aperfeiçoa na minha fraqueza.” (2Co 12.9)

A capacidade de tomar decisões acertadas nas horas de tribulação depende da nossa capacidade de depender de Deus nestes momentos. Esta é a chave! Devemos nos lembrar de como foi o processo da salvação: Tínhamos um problema; corremos para Deus; aprendemos, confiamos e cremos em Jesus e Ele nos salvou!

O processo de crescimento nas tribulações é o mesmo: passamos por dificuldade, Deus nos oferece tudo o que precisamos para aprender a superar o problema e confiar. Então Ele espera uma coisa só: fé. Se confiarmos nEle faremos parte das imensuráveis bênçãos que Ele prometeu!

Inúmeros são os problemas que enfrentamos. Há dúvidas, incertezas e tribulações, mas não há nada mais poderoso do que o Espírito Santo que nos consola e fortifica: há um Deus que nos ama e quer muito o nosso bem. E sabe o que acontece quando começamos a confiar em Deus no meio das suas tribulações?

"... a tribulação produz perseverança..." (v. 3)

Paulo diz que devemos nos gloriar nas tribulações, porque a tribulação produz perseverança. A palavra grega para perseverança (hypomeno) significa literalmente "ficar em baixo". Mais do que simplesmente esperar, podemos entender como “aguentar firme com confiança o tempo que for necessário”. Perseverança é suportar com paciência a tensão entre o “agora” (enquanto andamos no presente tempo pela fé) e o nosso futuro. Esta espera não é algo passivo, mas uma atitude de coragem que nos leva a uma vida vitoriosa. Embora a espera possa ser dolorosa e angustiante, ela pode ser vista de maneira positiva, como um trabalho de parto que prenuncia um novo nascimento. 

O mundo nos orienta a fugir dos sofrimentos: "O que importa é a sua felicidade", dizem. Na nossa cultura não é diferente. Se há uma dificuldade, procuramos nos livrar dela a todo custo (seja emprego, casamento, igreja, etc.). Mas quando recebemos a graça de Deus, recebemos a força para ficar, e não fugir. Significa que mesmo quando as pressões estão pesando (e estamos sob pressão), ao invés de desistir, decidimos ficar em baixo (Cl 1.11). Aqueles que esperam, serão consolados, pois esperam totalmente na graça (1Pe 1.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário