sábado, setembro 21, 2013

Experimentando a Liberdade

Por Reinaldo Bui

 
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal...
mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos. (Leia Rm 6.12-14)

Foi o próprio Senhor Jesus quem declarou: Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância (Jo 10.10). Paulo compreendeu esta promessa, apropriou-se desta vida abundante e aqui nesta carta ensina o segredo para vivê-la plenamente. Note que Paulo inicia o verso 12 utilizando os termos não reine e não ofereçam; e mais a frente ele exorta: oferecei-vos a Deus. Esta é a chave para, além de experimentar, pôr em prática esta nova vida. Primeiro, não podemos esquecer que somente uma pessoa livre pode viver abundantemente, então veja só:

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Jo 8.36)

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. (Gl 5.1)

Depois, precisamos decidir o que faremos com esta liberdade: oferecer nossos corpos para o pecado reinar ou para o Espírito Santo operar. O motivo de haver tantos crentes dominados pelo pecado é porque continuam permitindo que sua velha natureza reine. Precisamos compreender e fazer esta distinção entre nossa realidade (livres) e nossa experiência. Um teste bastante prático é a resposta que damos às propostas que o pecado nos faz (quando ninguém está observando)...
  • Empreste-me os seus olhos, vamos dar só uma espiadela...
  • Empreste-me o seu dedo, clique duas vezes aqui...
  • Empreste-me sua língua, conte para todos o que aquela pessoa fez para você...
  • Empreste-me seus ouvidos, você precisa saber de mais uma...
  • Empreste-me sua mente, vamos imaginar aquilo que é tão gostoso...
Quando damos abertura, o pecado vem e se instala. Pare de obedecer, de oferecer o seu corpo para o pecado. Mas quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo deve nos incomoda: “Você faz isto, né? Gosta? Você quer continuar agindo assim ou manter comunhão comigo?” Se você se entregar, o pecado vai dominar. No verso 13 Paulo escreve que devemos nos oferecer a Deus, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida.

Separe diariamente um tempo a sós com Deus e dedique todos os membros do seu corpo a Ele (memorize Rm 12.1-3). Peça que Ele te ajude nesta tarefa, pois isto é agradável a Deus. Podemos estar certos de que ninguém que se achegue com um pedido deste, Ele negará, dizendo: “Não, acho que não quero o seu corpo, pode continuar usando para pecar à vontade.” Alguns podem até questionar: não consigo! Mas olhe o v. 14: ...o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

O pecado não dominará. É a graça de Deus que está nos garantindo, e não uma lista de regras rígidas (embora muitos ainda insistam levar uma vida Cristã assim). Alguém já comparou a lei como aquele patrão ditador, que e mandão, mas em nada ajuda. Em contraste com a graça que é uma força interior, é o poder de Deus em nossas vidas. É como uma mão dentro da luva. Quando permitimos o Espírito Santo agir em nós, temos toda a força de Deus operando em nós, através de nós e apesar de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário