quinta-feira, setembro 12, 2013

Seus “probremas” não acabaram

Por Reinaldo Bui

“...a perseverança [produz], experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5.4-5)

Deus nunca falou que se crêssemos nEle nossos problemas acabariam. Quem promete isso é o seu Creisson. Deus prometeu, sim, estar sempre ao nosso lado para nos auxiliar a superar as dificuldades da vida. Assim aprendemos a confiar e descansar; aprendemos a crescer e glorificar nosso Senhor pelas vitórias. O alvo de Deus para com o sofrimento é moldar o caráter do ser humano. Por isso Paulo inseriu: a perseverança produz experiência (ou um caráter aprovado conf. NVI).

O ouro quando depurado pelo fogo é aprovado quando o ourives vê refletida a sua imagem naquele metal ainda líquido. Assim também acontece conosco. Quando somos aprovados, Deus olha para nós e vê a sua imagem. O que purifica o ouro é o fogo! A pureza da sua vida é o caráter aprovado, é quando as pessoas à nossa volta vêem como suportamos as tribulações com confiança e tranquilidade!

“E por fim, um caráter aprovado produz esperança.” (v.4 - NVI)

Por quê? Porque aquele Deus que me ajudou ontem me ajudará amanhã também. Eu já notei que Deus nunca faz o que eu quero, mas sempre faz o que eu preciso. Por isso diz que "a esperança não nos decepciona", ou seja, Deus nunca falhou comigo, mesmo quando meus desejos não foram atendidos! 

Esperar em Deus é o melhor que podemos fazer porque nunca ficaremos decepcionados. Pode ser que no momento da tribulação questionemos a Deus ou nos sintamos tristes e abandonados. Sempre que nos encontramos diante de problemas e dificuldades o dilema ético é: como devo agir? Nestas horas entramos em "parafuso". Nestas horas surgem as tentações e os conselhos estranhos à vontade de Deus. Nestas horas é fácil esquecermos o amor, a alegria, a paz, a paciência, ...o domínio próprio.

O homem natural também enfrenta dificuldades na vida, mas se não há temor de Deus, na hora do aperto não há preocupação alguma com a ética. Para o homem carnal, o que importa agora é seu instinto de auto preservação, seu bem estar e a sua felicidade. Mas ao que crê o Espírito Santo pergunta: cadê sua confiança em mim? Neste momento é hora de parar, confessar pecados (falta de confiança é um deles), crer e esperar. Seja qual for seu problema, nosso Pai está pronto para auxiliar. Somente peça e espere. Seja qual for seu pecado, nosso Pai está pronto a perdoar. Somente confesse.

Mas as vezes não é fácil. As vezes tem aquela raiz de amargura, aquele rancor guardado no fundo do coração que nos impede a comunhão com o Pai. Isto é falta de confiança em Deus e de amor ao próximo. Ainda no v. 5 Paulo mostra o instrumento que deve nos impulsionar nestas horas: O AMOR.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. (Rm 5.5)

Muitas dificuldades em nossa vida não são superadas porque não queremos. Só precisamos amar (seja o chefe, vizinho, cônjuge, o irmãozinho ao lado, etc.). Às vezes dá vontade de falar tudo o que pensamos, e como estamos insatisfeitos, mas Deus deseja que falemos palavras marcadas por amor.

Não existe vida mais nobre, mais elevada do que uma vida de dependência do Espírito Santo de Deus. Prefiro encarar o amor não simplesmente como um mandamento, mas principalmente como O Fruto do Espírito agindo em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário