quarta-feira, agosto 01, 2012

Como pode o jovem manter pura a sua conduta?

Por T. Zambelli

Estou convencido de que nossa geração, em geral, não crê na Palavra de Deus. Não me refiro somente àqueles que ainda não são nascidos de novo, que ainda não se tornaram filhos de Deus (Jo 1.12) - estes nem sequer foram iluminados para a correta compreensão das Escrituras (cf. 1Co 2.6-16). Eu me refiro especialmente aos crentes em Jesus Cristo, que apesar de selados/habitados pelo Espírito Santo, esquecem-se do processo de santificação para o qual também foram chamados (1Co 1.2; 1Pe 1.16).

Foi o Messias (Cristo) que disse: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Jesus disse isso quando orava ao pai em prol de seus discípulos, pedindo que não os tirasse do mundo, mas que o protegesse do governador deste mundo, Satanás. Se você prestou atenção na passagem, então também percebeu o fundamento da santificação: a Palavra!

Ao agir de forma avessa ao ensino das Escrituras, muitos cristãos acabam por buscar uma ilusória santificação, uma transformação que acontece apenas na aparência, enquanto as raízes da questão continuam intactas. Deus disse através do autor da carta aos hebreus: “pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).

Meu convencimento é empírico [proveniente de experiência]. Irmãos e irmãs com problemas na família não buscam ajuda na Palavra, mas em terapeutas e psicólogos que por juramento da profissão não podem sequer citar que há um Deus que os ama e deseja restaurá-los. Cristãos com sérios problemas com drogas são terceirizados pelo próprio pastor para instituições caríssimas e que não trata do real problema humano, o pecado. Pessoas viciadas em pornografia escutam, de seus irmãos, que masturbação é algo normal e que não deve ser visto como problema; eles não acreditam na justiça que Deus aplica ao dono do pecado. Pergunte-se a si mesmo: quando surge um problema na área financeira, onde você procura ajuda? Quando você não compreende a rebeldia de seu filho, onde você procura entender melhor sobre o assunto? Se sua primeira resposta não for a que Deus lhe dá em sua Palavra, então eu sugiro gentilmente que você volte às Escrituras e perceba sua suficiência para sua vida e de todo homem e mulher criado à imagem e semelhança dEle (Gn 1.27).

A Bíblia é proveitosa e suficiente para toda questão não orgânica. 
Foi o apóstolo Paulo quem escreveu: “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3.16-17 – grifo meu). Outra versão portuguesa diz: “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Asseguro-lhe que nenhuma outra forma é capaz de tornar o homem de Deus perfeito para o propósito pelo qual foi criado.

Talvez, a esta altura, você tenha percebido que o título deste texto parece estar incoerente. A primeira verdade é que o título deste texto é o início de um trecho no Salmo 119 (vv.9-16): “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” A segunda verdade é que a resposta do salmista remete ao conteúdo deste texto: “vivendo de acordo com a tua palavra.” Existe uma clara resposta à pergunta da pureza jovial.

  • Jovem, você acredita que Bíblia é suficiente para isso? Avalie sua atitude em relação a ela. Você medita nela? Você se dedica a vivê-la? O tempo que você investe em aprender sobre a Bíblia é proporcional à importância que você dá ela. 
  • Pais, vocês acreditam que a Bíblia é suficiente para manter seus filhos no caminho de Deus? Você ensina conforme a Bíblia lhe diz para ensinar? “Ensine-as [as palavras] com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Dt 6.7). Você acredita quando a Bíblia diz que a vara livra o coração da criança da insensatez (Pv 22.15) e da morte? (Pv 23.13-14) Ou você procura caminhos alternativos ao ensino das Escrituras?
  • Líderes, você acredita que a Bíblia é o alicerce para a santificação de seus irmãos? São suas estratégias de levar seus irmãos fundamentadas na Bíblia? Talvez você prefira como a revista “negócios” o ensina a liderar, a despeito do que a Bíblia tanto ensina sobre como fazê-lo, além de explicitar os pré-requisitos para liderar (Tt 1; 1Tm 3).
Termino com as palavras do salmista, que a meu ver parece descrever o que significa viver de acordo com a Palavra de Deus: “Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Bendito sejas, SENHOR! Ensina-me os teus decretos. Com os lábios repito todas as leis que promulgaste. Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas. Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas. Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra” (Sl 119.10-16).

Um comentário:

  1. Muito edificante essa palavra,para nós jovens não é fácil manter nossa conduta puros, porém quando nos apegamos a Deus e a sua palavra podemos manter nossa mente focada em seus ensinamentos,isso tem que ser uma tarefa diária na nossa vida.

    ResponderExcluir