sábado, abril 09, 2011

Devocional sobre Oração: Ore assim!

Portanto, vós orareis assim
Mateus 6.9a

Se você quer aprender a orar, o último lugar que voce deve olhar é para uma pessoa religiosa. Jesus mostra nestes dois tipos (o hipócrita e o gentio), a síntese da religiosidade humana. Tais pessoas desejam ser conhecidas por sua elevada espiritualidade e o fazem através de seus rituais bem elaborados. Normalmente impressionam as pessoas, que dizem: "veja como ele é espiritual, como é devotado." Também gostam de orar por longas horas, dizendo: "Deus gosta de orações assim!" Mas Jesus diz: "Está vendo como ele faz? Então não façam. Não tentem imitá-los. Não tem valor nenhum!" 

Em Mateus 18.1-4, Ele disse que devemos ser como as crianças:

Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

A questão era sobre quem é o cara mais espiritual que existe. Não sei se estavam se restringindo àquele grupo ou se queriam saber “entre todos os homens.” Mas Jesus fechou o círculo e passou a lição: “Vou falar uma coisinha aqui entre voces...” Queridos, isto diz respeito a nós também. Creio que uma das características que Jesus tinha em mente ao comparar-nos com uma criança, é que esta interage completamente com o pai. Chega ao pai sem rodeios, sem hipocrisia. A criança depende totalmente de seu pai e nele confia. Se ela precisar de algo, simplesmente pede. Nao tem que ficar repetindo centenas de vezes: quero água, quero água, quero água, quero água, quero água, quero água, quero água, quero água, quero água...

- Tá bom, tá bom. Não precisa repetir. Eu compreendi na primeira vez que vc pediu.

Crianças tolas insistem muito, quando os pais (que já entenderam seu pedido da primeira vez) dizem não. Crianças mimadas e controladoras conseguem que os pais façam o que elas querem, mesmo contra a vontade deles. Não é este o caso com Deus, mas parece que o religioso não entende Deus. Não podemos domesticar Deus em nossos rituais religiosos. Mais uma vez Jesus deixa bem claro quem é o nosso Deus quando afirma que Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

Note também o que Davi escreve sobre este maravilhoso Deus onisciente em Salmos 139.1-4:

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

Não pense que precisamos informar a Deus sobre o que se passa com a gente, como se Ele não soubesse. Às vezes ouço algumas orações que são verdadeiros boletins informativos, como se quiséssemos colocar Deus a par da situação. O que esperamos ouvir como resposta? Talvez algo como: Servo bom e fiel, obrigado por me avisar. Não estava sabendo, mas tomarei as devidas providências! 

Se partirmos desta premissa – que o Senhor sabe de antemão as coisas que acontecerão conosco, então está na hora de começarmos a pensar em mudar o foco das nossas orações.

Se voce quer aprender a orar, olhe para Jesus. Ouça o que Ele tem a ensinar.

Portanto, vós orareis assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário