sábado, abril 16, 2011

Devocional sobre Oração: Só para não esquecer

Por Reinaldo Bui

Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Mateus 12.50

De todas as petições que compõe o ‘Pai nosso’ esta sem dúvida é a mais importante. Se repararmos bem, notaremos que todo conteúdo desta oração move-se em torno de “Senhor, faça a sua vontade aqui na terra como é feita no céu.” Não é isto que deve acontecer para que o nome de Deus seja santificado?

C. S. Lewis em sua obra “O Grande Abismo” afirma o seguinte: "Há dois tipos de pessoas: as que, em submissão e amor, dizem a Deus 'Seja feita a Tua vontade' e aquelas a quem o próprio Deus diz: "seja feita a sua vontade.'" O primeiro tipo diz respeito àqueles que tanto desejam que o nome de Deus seja santificado quanto se empenham em buscar a sua santificação pessoal. É uma via de mão dupla. Além disto, este pedido também requer duas atitudes de nossa parte. Uma é ativa, outra passiva. Na primeira, somos nós quem buscamos conhecer e nos empenhamos a fazer a vontade de Deus. Na segunda, simplesmente aceitamos que a vontade dEle seja feita em nossas vidas. Algumas coisas que nos acontece são boas, outras nem tanto. Quanto a isto, lemos em Romanos 8.28-29 (creio eu que, aqui, colocado sob a perspectiva correta):

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Um grande exemplo de homem de oração que temos nas Escrituras é Neemias. Leia o livro de Neemias e veja como este servo do Senhor constantemente buscava a Deus em oração, em toda e qualquer situação. Neemias conhecia a vontade de Deus, confiava nEle e buscava fazer Sua vontade mesmo diante de barreiras, insultos, desânimo, perseguição, difamação...

Quem sabe você passe por momentos difíceis e que certamente trarão alguma decepção. Saiba que oposição é uma constante na vida daqueles que se propõe a fazer a vontade de Deus, mas se você está agindo de acordo com o que Deus quer pode ficar tranquilo. A vontade de Deus para nossa vida não é algo difícil, complicado ou místico. Alguns textos nos ensinam claramente a este respeito, como por exemplo:

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição (1 Ts 4.3).

Como Paulo estava escrevendo para a igreja, não creio que estivesse se referindo ao comércio sexual do corpo, forma mais conhecida do pecado da prostituição, mas falando figuradamente aos cristãos como ‘infidelidade a Deus’ (conf. Jr 3.6-13; Ez 16.1-41). E em outro trecho da mesma carta, o apóstolo diz:

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Ts 5.18).

Desafio você a procurar outros textos que falam sobre a vontade de Deus para sua vida. Mas olhando apenas para estes dois, você tem base para acreditar que se for fiel a Deus e manter um espírito de gratidão e reconhecimento pelo que Ele é, muita coisa mudará em sua vida. Esta era a oração de Paulo por toda a igreja (Cl 1.9). Para finalizar (e não esquecer) lemos em Efésios 6.6:

...não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário