terça-feira, abril 12, 2011

Devocional sobre Oração: Ansiosos pelo reino de Deus

Por Reinaldo Bui

Venha o teu reino...
Mateus 6.10a

Na cultura hebraica do AT o nome representa caráter ou característica da pessoa. Quando Moisés perguntou a Deus o seu nome, Ele prontamente respondeu: YHWH, palavra cuja pronúncia se perdeu no tempo, mas carregada de significado:

Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel:
EU SOU me enviou a vós outros. (Êxodo 3.14)

YHWH diz exatamente quem Deus é: “O Eterno”, que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim. Note: Deus não está dizendo “Eu serei o que você quiser que eu seja”, ainda que alguém pense ou deseje isto. Não é Ele quem tem que se ajustar às nossas vontades, mas somos nós quem devemos nos alinhar à dele, pois qualquer coisa fora da vontade do Pai simplesmente não subsistirá! Por isso pedimos Venha o teu reino... No reino de Deus Sua vontade é plenamente feita. Isto nos leva a uma pergunta: Conseguiremos um dia ver este reino plenamente implantado aqui na terra? A resposta é não!

Diferente do governo humano que os judeus esperavam que Jesus restaurasse, o de Deus não tem nada a ver com este sistema, conforme o Senhor relatou:

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo (Jo 18.36).

O reino de Deus é espiritual, portanto invisível. É um reino de paz, amor, justiça, humildade, liberdade, generosidade, onde há transparência, tolerância com as diferenças, inconformidade com a indiferença, solidário, fraternal, autêntico, teocêntrico, infinito, (...), ou seja: definitivamente não é deste mundo. 

Então, nos vem em mente outras questões: Por que pedir “Venha o teu reino...”? Já não está na hora de Deus fazer alguma coisa por este mundo? Vemos diariamente tanto horror e tanta barbaridade sendo feita na face da Terra. Até quando isto acontecerá? Angustiamo-nos diante das misérias humanas.

Estas observações são válidas, mas mostram um pouco de nossa ignorância da história humana. Acredite, o que estamos vendo agora é “café pequeno” diante do que Deus já assistiu nestes últimos 10.000 anos de história. Depois, isto não é nada perto do que ainda está por vir (e Deus o sabe)!

Aí vem a terceira bateria de dúvidas: Então para que pedir que “Venha o teu reino...”? Que Deus nos ajude, que mude esta situação? Não é perda de tempo? Novamente a resposta é não! Num primeiro momento, orando ao Senhor neste sentido, estamos derramando nossos corações aflitos com tamanha iniquidade. Conforme já tratamos, não estamos informando a Ele quanta coisa ruim está acontecendo e nem querendo dizer o que deve ser feito. Apenas demonstramos nossa “fome e sede por justiça” (não confundir com vingança), nossa angústia e inconformidade com tudo aquilo de mal que a natureza humana produz. Quanto a isto, Jesus diz:

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos (Mateus 5.6).

Ademais, diante deste pedido, devemos examinar o nosso coração e nos questionar: O que tenho feito? Tenho me conformado com os padrões deste mundo? Seguindo o seu curso? Preocupado mais com o meu reino? O que tenho feito para diminuir a miséria e a injustiça? O que mais me preocupa? Meu salário? Minha saúde? Meus bens? Realmente anseio que o reino de Deus venha? Sobre a minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário