domingo, abril 03, 2011

Devocional sobre Oração: não sabemos orar

Por Reinaldo Bui

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
(Romanos 8.26)

Somos egoístas por natureza. Alguém discorda?

Baseado nesta premissa é natural que alguns de nossos pedidos sejam igualmente egoístas, centrados em nós ou – quando muito, direcionados ao bem estar de nossos próximos mais queridos. É notório que a maioria esmagadora de pedidos de oração nas igrejas são referentes à saúde. E saúde física, não espiritual (esta está lá no finalzinho nas pesquisas). Principalmente em caso de intervenção cirúrgica – e detalhe, quanto mais nova for a pessoa, maior mobilização há na igreja em prol da equipe médica. Em segundo lugar vem emprego (subentende-se sustento). Não importa a classe social, Deus sempre é importunado para nos conseguir uma vaguinha melhor, para ganhar mais e de preferência com um patrão melhor ou sem ele. Em final de ano, os pedidos por uma vaga na faculdade aumentam substancialmente e, em grandes centros urbanos, Deus é constantemente solicitado para fazer a segurança do nosso patrimônio e nossa escolta na rua.

Entre as solteiras, Ele é o agente matrimonial, e entre os casados um Grande ombudsman.

Será que é assim que enxergamos a Deus, uma espécie de gênio da lâmpada? É para isto que Ele serve? Para satisfazer nossas necessidades e cuidar do nosso bem estar?

É oportuno lembrar que – inspirado pelo próprio Espírito Santo, Tiago já alertara em sua epístola (muito antes de nós nascermos) que pedimos e não recebemos porque pedimos mal, apenas para satisfazer nossos desejos ou esbanjarmos em nossos prazeres! (Tiago 4.1-4) Penso que ele sabia o que estava escrevendo. Pouco antes, Tiago exortara a pedirmos por sabedoria, e pedir com fé! Isto significa que nosso pedido deve estar centrado em Deus e não em nossas lamúrias e misérias. Fé para aceitar as coisas do alto e sabedoria para compreendê-las.

Pedidos por crescimento na fé, saúde espiritual da igreja e conversões estão ficando cada vez mais raros. Dificilmente você verá alguém levantar-se no momento dos pedidos de oração na igreja e pedir por sabedoria. Ou por fé. Por acaso, você já ouviu alguma pessoa pedir que Deus aumente cada dia mais sua capacidade de amar ao próximo (sem pensar em si mesmo)? Ou que o Senhor a faça pensar cada vez mais nas coisas do alto e desprender-se das coisas daqui da terra? E você, já experimentou orar neste sentido?

Jesus vai um pouco mais além. Logo na primeira menção que Ele faz sobre oração no NT, Jesus simplesmente chuta o pau da nossa barraquinha e diz:

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem... (Mateus 5:44)

E Lucas relata em outra passagem, as palavras do nosso Senhor:

...bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. (Lucas 6:28)

Aí você pergunta:- O que? O Senhor não sabe que aquele infeliz é a razão de eu ter perdido o emprego e também minha saúde? Pela ruína da minha família? O Senhor quer que eu ore por aquele miserável que quer me prejudicar? Por aqueles que inventaram mentiras e espalham fofocas a meu respeito? Devo amá-los e bendizê-los apesar de tudo o que fizeram comigo?

E Deus responde: "Sim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário