sábado, abril 30, 2011

Amarrando Satanás???

Por Ray C. Stedman


Está amarrado?!?!


Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão (Gálatas 5.1 NVI).


Após pastorear por quarenta anos eu posso afirmar categoricamente que, a causa mais comum da fraqueza espiritual de um cristão (ou uma igreja) é a falha em reconhecer a carne, no seu disfarce de zelo religioso.

Como Pedro puxando uma espada no Getsêmani, o cristão carnal pensa que está fazendo a vontade de Deus e lutando as batalhas de Deus para ele.

Talvez uma das expressões mais comuns deste zelo equivocado é a prática de "Amarrar Satanás" antes de o ministério cristão ser tentado. A Palavra de Deus não dá nenhuma justificativa para essa prática.  Nenhum dos apóstolos utilizaram esta abordagem e nenhuma Escritura ordena que os cristãos a pratiquem. Isto é um desempenho extra-Bíblico, decorrente da vontade da carne, para se parecer comprometido e poderoso no serviço de Deus. Os cristãos são instruídos a "resistir ao diabo", mas nunca a amarrá-lo. Resistir ao diabo é feito através de colocar toda a armadura de Deus, como Paulo descreve em Efésios 6. O "ligar e desligar" mencionado em Mateus 18:18 refere-se ao acordo na oração dos fiéis, em acordo com as promessas de Deus revelada em sua Palavra.

Outra forma do mesmo erro seria atribuir as manifestações da carne ao trabalho de demônios, que depois são ostensivamente "expulsos" de um indivíduo através de um "ministério de libertação." Mas Gálatas 5:19-21 nos diz claramente que a luxúria, o ódio, a discórdia, o ciúme, a raiva, a inveja, as orgias sexuais, e afins, não são obra de demônios, mas da carne. É impossível "expulsar" as obras da carne durante esta vida. Ao invés, ela é para ser subjugada pelo reconhecimento de seu caráter maligno, recusando a ceder a mente ou o corpo ao seus impulsos, e voltando imediatamente a Jesus para o fornecimento em sua força e pureza, como Romanos 6:13 descreve de forma tão clara.

É claramente o trabalho de pastores e professores ajudar os cristãos a identificar a carne em si mesmos, por meio da Palavra de Deus, e seguir o padrão que a Palavra descreve para manter a carne em sujeição ao espírito, e o indivíduo livre para viver, como o Senhor já tomou providências para fazer.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. (Gálatas 5:1)

Tradutor: Aeliton Lopes
Série: Pequeno Ensaio
Data: Julho 30, 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário