sábado, abril 02, 2011

Devocional sobre Oração: O pecado de não orar

Por Reinaldo Bui
Baseado no livro do Dr. John R. Rice

E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós... (1 Samuel 12:23)

O nosso maior pecado é não orar. Todos os fracassos que nos sobrevêm são por não orarmos. A falta de almas salvas no meu ministério é, principalmente, devido à ausência de oração. A escassez de alegria no meu coração é, às vezes, o fruto de não orar. Indecisão, falta de sabedoria e de direção, são causados por não orar. Quantas vezes tenho errado, tenho faltado com os meus deveres, e tem me faltado poder e alegria, tudo isso por causa do pecado de não orar. Não orar é pecado, porque a Bíblia diz isso de maneira clara. Paulo estimula os crentes de Tessalônica: Orem sem cessar! (I Ts 5.17).

Quando deixamos de orar abrimos a porta a todos os demais pecados. Vemos isto claramente nas palavras Jesus em Marcos 14.38

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Lembremos ainda dos pais da igreja, de como eles oravam! Os que agradaram mais a Deus foram aqueles que oravam contínua e insistentemente, até obter a vitória. Com certeza pecamos quando não os imitamos.

Assim como a prática da oração demonstra nossa dependência de Deus, o não orar mostra a falta de gozo em Deus, incredulidade e fraqueza de nossa parte.

Há uma tendência natural em nossa carne a não orar. Muitas vezes limitamos nossa vida de oração a poucos segundos antes das refeições, ao despertar e ao deitar-se à noite... Isto quando lembramos! Precisamos a todo custo vencer a tentação de permanecer nesta letargia espiritual. Dr. Rice propõe os seguintes passos:
  1. Procure dedicar um pouco de tempo, ainda bem cedo, todos os dias, para orar e meditar na Palavra de Deus. Quanto mais cedo melhor. Um bom horário pela manhã seria antes de comer. Um grande missionário tinha o seguinte lema: Sem Bíblia, sem café da manhã.
  2. Crie o hábito de orar até alcançar paz com relação ao problema ou a dificuldade que esteja passando. Frequentemente não obtemos resposta a uma oração em um mesmo dia.
  3. É preciso separar tempo para orar sobre os problemas que nos sobrevêm.
  4. Deixe de formalidade e permita que a oração seja uma conversa simples com Deus. Cada crente deveria dizer, muitas vezes por dia: Senhor, pequei nisso... me perdoe; ou Senhor, me ajude a saber o que dizer a esta pessoa! Ou ainda: Senhor ajuda-me na solução dessa dificuldade. Faça da oração um detalhe importante da sua vida, junto com os demais.
  5. Procure seguir os exemplos da Bíblia e seus ensinos sobre a oração. Leia, por exemplo, o salmo 55 e veja que em sua angústia Davi buscava o SENHOR: Eu, porém, clamo a Deus e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã, e ao meio dia choro angustiado, e Ele ouve a minha voz. (Salmos 55.16-17)
Procuremos penetrar todas as riquezas da oração encontradas na Bíblia. Dediquemos tanto tempo à oração como estes homens a que Deus usou. Choremos tanto como eles choraram. Persistamos tanto quanto eles persistiram. Façamos da oração meta da nossa vida. O maior gozo. A atividade sempre inacabada. Você está disposto, neste exato momento, a confessar a Deus o seu pecado de não orar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário