sexta-feira, abril 01, 2011

Devocional sobre Oração: Introdução

Por Reinaldo Bui

Desde a queda e o subsequente afastamento de Deus, é inerente à alma humana o anseio por reatar os laços com o Criador. A oração sempre foi apontada como o meio mais utilizado para se trilhar este caminho de volta.

Oração é acima de tudo, um exercício de fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. Devemos nos lembrar que este mesmo Deus é também o galardoador daqueles que o buscam com fé, em oração.

A primeira menção que a Bíblia faz sobre oração está em Gênesis 4.26:

A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o Nome do Senhor.

Enos significa literalmente ‘Mortal’. Muito curioso isto: certamente Adão relatara muito envergonhadamente sua triste história desde o Éden até aquele momento, passando pela amarga experiência de abrigar em sua família o primeiro caso de assassinato da humanidade. Por causa da sua desobediência, todos os seus descendentes estariam fadados a morrer! De repente Sete se deu conta que seu filho amado já nascera com seu destino traçado e invoca o Senhor: “Perdoa-nos, Senhor! Salva-nos! Tenha piedade de nós! Não nos abandone nem nos deixe morrer!”

Daí por diante a Bíblia nos conta a história desta humanidade caída, necessitada. Aqui nós nos encontramos juntamente como todos os personagens que escrevem e compõe esta saga. A Bíblia é composta por muitos testemunhos de mortais que invocaram a Deus... e Ele ouviu e atendeu seus pedidos. Tiago cita, por exemplo, o profeta Elias: um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos (mesma natureza e limitações), e orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra (Tiago 5.17-18).

Qual foi o segredo de Elias? Nenhum. Ele simplesmente orou baseado no que conhecia da Palavra de Deus. Da mesma forma podemos lembrar de Abraão, Moisés, Davi e tantos outros mortais que andaram com Deus e buscavam Sua face constantemente em oração.

Ainda assim, quem nos deu o maior exemplo de vida de oração foi o próprio Deus, encarnado na pessoa de Jesus. É dEle que mais aprendemos sobre o assunto (seja através de seus ensinamentos, ou através de seu próprio exemplo) e é nEle que devemos nos espelhar.

Desejo crescer em oração. Desejo aprender mais sobre oração, tanto com os testemunhos destes quanto com as palavras e exemplo de Jesus. Espero também poder despertar um profundo desejo de uma vida de oração crescente, profunda e perseverante em cada um de nós. Que este devocionário seja uma bênção para que assim também deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário