segunda-feira, outubro 12, 2009

Analogia do Basquetebol: Os Árbitros

Os árbitros são figuras importantes para um jogo oficial de basquete. São eles que fazem as regras funcionarem de acordo como foram estipuladas. Sem dúvida eles falham, como qualquer pessoa quando desempenha algum papel, seja de pai, engenheiro, padre, presidente, costureiro, etc.

Os jogadores devem sempre ser submissos à autoridade que eles têm em quadra, tendo respeito quando dialogarem com eles. Aliás, nenhum papel de autoridade deve ser desrespeitado, mesmo quando eles não merecem tal direito. Sabemos que há vários árbitros que são muito ruins: alguns se acham os inventores do desporto; outros o dono da bola; muitos o cara mais importante do ginásio. Sabemos que isso não é diferente para qualquer cargo/papel de autoridade.

A Bíblia nos ensina: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas (Romanos 13.1). Todas as autoridades foram soberanamente posicionadas conforme a vontade de Deus. Ninguém tem a autoridade que tem sem a permissão divina, nem mesmo os árbitros de basquetebol.

Um momento que me recordo com grande tristeza foi o desrespeito que a nação brasileira tratou o Presidente Lula no evento de abertura do Pan Americano (não me recordo o ano). Mesmo ele não merecendo glórias e honras segundo os brasileiros, ainda assim ninguém tinha o direito de tratá-lo de tal forma, com vaias e desrespeito.

Ao entrar em uma quadra para jogar, lembre-se sempre disso. Você deve respeito ao árbitro, mesmo quando ele errar o apito, mesmo quando ele for soberbo e desleal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário