sábado, agosto 21, 2010

John Piper: O que você diz para aqueles que afirmam ser OK beber porque Jesus tomou vinho?

Tradução do artigo What do you say to those who claim drinking is OK because Jesus drank wine?, por John Piper.

(Pergunta ao Pr. John Piper) O que você diz para aqueles que afirmam ser OK beber porque Jesus tomou vinho?

(Resposta:)
Você diz: “Eu acho que você queria dizer, adicionando uma ou duas palavras à sentença: pode ser ok.” A declaração “ser ok” pode ou não carregar na mente um padrão de vida que é saudável.

Eu diria, definitivamente, que algum tipo de beber não é OK, como beber até se embriagar. Isso é claro na Bíblia. Outro tipo que não é OK, é o de se beber com a pessoa que manifestamente tem sua consciência machucada e pode ser tentado em alguma coisa que ele apenas gastou seis anos tentando, através do Teen Chalenge* (Tradução: Desafio Adolescente) e dos Alcoólatras Anônimos, se libertar. Agora você está tirando a sorte justamente naquilo que os mata! E mata milhões de pessoas nesta cultura. Está matando matrimônios e empregos. O álcool é mortal nesta cultura.

Agora eu não sei quão mortal o álcool foi na cultura de Jesus. Embriaguez era real. Claramente a Bíblia a condena. Quão real e mortal isso era, eu realmente não sei. Eu somente sei que estou lidando com algo que quando eu vou falar no desafio adolescente ou quando eu oro com um homem como eu fiz depois do culto último domingo, que disse: “Quando o culto acaba, eu saio e me embriago, porque estou acabado. Acho que sou um apóstata e estou além de ajuda e perdão. Eu já estive em tratamento tantas vezes que é sem esperança.” Eu só sei que isso é muito predominante. Pessoas que são guerreiras sobre esta coisa chamada álcool não fazem nenhum sentido pra mim.

Então, estou apenas dizendo, “adicione uma palavra à sentença.”

Claro que você não pode defender a abstinência de uma forma absoluta na Bíblia. Está claro que vinho é uma bênção na Bíblia.

Se você fizer a escolha, como eu, de ser um abstêmio, não pode ser baseado na condenação do mal do vinho. Isto não está certo! É o contexto em que vivo. São meus filhos e netos. É minha personalidade de vícios. Eu não posso nem comprar um pacote de chicletes sem passar por ele em uma hora.

Eu percebo um monte de caras jovens que não querem ser legalista e querem abrir suas asas e saber da liberdade do evangelho, mas não são realísticos sobre o mundo em que vivem.

Então, isso é um pequeno aviso. E eu sei que a força contrária disso poderia ser muito forte para um monte de gente que eu admiro muito, que eu poderia facilmente cair em uma armadilha e afastar todos do que Deus tem dado como um dom precioso.

John Piper

*Uma organização que zela por pessoas que lidam com diversos problemas de drogas desde 1958. Para mais detalhes: http://teenchallengeusa.com/

Por John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org

Um comentário:

  1. NAO PODEMOS TB ESQUECER QUE O VINHO NO TEMPO DE JESUS NAO ERA FERMENTADO.ASSIM SENDO NAO TINHA TEOR ALCOOLICO E POR CONSEQUENCIA AS PESSOAS NAO FICAVAM ALCOOLIZADAS.
    EVIDENTEMENTE QUE HAQVIA PESSOAS QUE AFERMENTAVAM O VINHO E SE EMBRIAGAVAM. ENTAO COMO SEMPRE E EM QUALQUER SITUACAO

    TUDO EH UMA QUESTAO DE ESCOLHA.

    QUAL EH A SUA COMO UM CRISTAO, UM IMITADOR DE CRISTO????
    CRISTO NUNCA FICOU EMBRIAGADO, ENTAO...

    ResponderExcluir