sexta-feira, agosto 06, 2010

As Parábolas do Mestre: Os Dois Devedores - A Pecadora (Lc 7.44-46)

Os Dois Devedores - A Pecadora
Por Reinaldo Bui

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés (Lucas 7.44-46).

Como vimos anteriormente, fica claro que, os rituais de recepção de hóspedes aceitos naquela sociedade, não foram apenas esquecidos na narração da história, como haviam sido grosseiramente omitidos por um hospedeiro mal intencionado. Conseguimos perceber nesta narrativa a real motivação do fariseu ao convidar Jesus e também sua avaliação prematura e equivocada sobre a atitude da mulher e a aceitação de Jesus. No entanto, pudemos ver como esta mulher, pecadora e desprezada, compensou magnificamente as faltas daquele anfitrião.

O religioso tem uma mente muito aguçada para identificar pecados na vida do próximo e condená-lo pelos seus atos. Porém, os pecados da religiosidade não estão na aparência, mas no fundo do coração, no oculto das intenções. Este, só Deus vê! Tenha certeza, Ele vê!

No entanto, qual era a verdadeira intenção daquela ‘pecadora’ ao chegar-se aos pés de Jesus? Ao contrário do que Simão julgara (e alguns possam interpretar), os atos daquela mulher não consistiam em carícias contagiosas de uma mente impura, mas sim no derramamento de amor sincero de uma mulher arrependida. Emocionada, ela reconheceu sua condição de pecadora, humilhou-se e demonstrou sua devoção lavando, beijando e ungindo os pés do Senhor, dando a Ele toda a honra merecida. Muito provavelmente, este não foi o primeiro encontro entre os dois. Certamente Jesus estendera graça e perdão àquela alma que agora, incontida em seus sentimentos, procurava demonstrar toda sua gratidão naquele gesto singelo.

Na parábola dirigida primeiramente a Simão, e também a todos os seus convidados, os dois devedores são nivelados em suas faltas e nenhum deles é capaz de pagar. Ambos são perdoados. A mesma graça é igualmente estendida a ambos. Jesus, em poucas palavras, compara e estabelece ao mesmo tempo o contraste entre a pecadora, com sua gratidão pelo perdão de seus pecados, e Simão, que está socialmente endividado e não expressara amor algum. Esta comparação e este contraste (um ama e o outro não) agora se tornam o foco da história. Esta é a resposta de Jesus para os questionamentos obscuros e maliciosos dos fariseus. Ele mostra que aquela mulher não é uma pecadora impura, e sim uma mulher perdoada que sabe qual a extensão de sua vida má, e conhece um pouco da graça de Deus derramada sobre ela através do perdão. Este reconhecimento resulta numa demonstração de amor e gratidão. Esta parábola, que a princípio parece exaltar as diferenças entre um religioso de destaque e uma anônima pecadora, Jesus graciosamente transforma numa homenagem à fé que leva ao arrependimento, à superioridade da humilhação, à coragem da gratidão e ao amor gerado pelo perdão. Não se trata de quem é o maior ou o menor pecador, trata-se de amor e perdão!

O que deveria ser uma obrigação social para Simão foi um gesto espontâneo de amor daquela mulher por Jesus. Em João 13.12-14, vemos Jesus repetindo voluntariamente este gesto, ensinando amor, humildade, cuidado e serviço mútuo entre seus discípulos:

Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

É este comportamento que Ele espera de nós. Não é a religiosidade de Simão que devemos imitar, mas a atitude corajosa daquela mulher pecadora.

Medite...
Você consegue entender a extensão do perdão de Deus? Como isto se manifesta em sua vida? Você tem demonstrado gratidão a Deus? Como? Que testemunho as pessoas à sua volta dão sobre sua vida cristã?

Um comentário:

  1. Olá Tiago!!
    gostei do seu post, vc escreve mto bem guri!!
    fiz um post resposta para seu comentário. agradeço pela sua contribuição ao meu blog!!
    s cuida
    bjnhos

    ResponderExcluir