segunda-feira, maio 18, 2009

Cicatrizes do Passado

Todos nós somos pecadores (Rm 3.12). Educados ou não com os valores da igreja cristã, todos nós acabamos infligindo a vontade de Deus em algum ponto, em algum momento (cf. Tg 2.10).

Na minha experiência tenho notado que as pessoas que se achegam à igreja sem antes ter o ensino das escrituras através, de por exemplo, dos pais, percebem mais nitidamente ou intensamente a graça de Deus e a transformação que a presença do Espírito Santo causa. Digo que estes, enxergam suas cicatrizes (marcas do pecado) mais facilmente - entenda que esta é uma visão macro de minha limitada experiência.

Creio que tais pessoas possuem muitas e maiores cicatrizes em seu corpo e por isso, são mais facilmente notadas por sua visão e tato. A experiência vivida fora da igreja conduz o novo crente em Jesus Cristo à mudanças drásticas de paradigma.

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si (Gl 5.17a).

Tais cicatrizes são memórias do prazer que não agrada a Deus. A ciência disso leva o novo convertido, habitado pelo Santo Espírito de Deus, e portanto Seu filho, a conduzir sua vida contra as próprias experiências passadas, em direção ao caminho que Deus o quer. No entanto há certos momentos que a carne, impulsionada pela liberdade do homem, inerente com o pecado, enxerga tais cicatrizes e como memória, incentiva o coração do homem (já inclinado à corrupção - Jr 17.9) a ter seu prazer no pecado, longe da vontade de Deus.

É necessário disciplina para que as cicatrizes que cobrem todos os corpos de todos os crentes sejam memoriais do pecado. Quando olhamos para elas, devemos relembrar que nem sempre estivemos protegidos pelas asas de nosso Deus, que cuida de Seus filhos. Somos capazes de vencer o pecado por causa dEle, que nos protege de tentações que não venceríamos, não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (1Co 10.13) e porque contamos com Sua força em nós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa (Ef 1.13). Lembre-se, Jesus Cristo não nos livrou de sermos pecadores, mas da condenação merecida por causa de nossos pecados. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1).

Olhar nossas cicatrizes e não nos orgulharmos delas é trabalho cotidiano. Devemos ter em mente que precisamos do Senhor para não retornarmos ao lamaçal e nos contentarmos com a falsa delícia de uma alfarroba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário