terça-feira, janeiro 20, 2009

Richard Baxter - Prazer em Deus

Richard Baxter foi alguém que tentou viver uma plena alegria em Deus ao invés de coisas ou pessoas que não o próprio Deus. Nascido em 1615, foi muito influenciado pelo movimento dos puritanos. No quarto final de sua vida foi preso várias vezes, identificado por Adam Clarke como alguém piedoso que o mundo via como criminoso.

Um pregador americano muito conhecido em nosso tempo parece refletir os ensinos de Baxter, John Piper, apresentando isso em seu livro Teologia da Alegria. Sua famosa frase está contida neste livro: "Deus é mais glorificado em nós quando temos mais satisfação nEle". Piper também traz, em seu livro, muitas lições práticas sobre o prazer que devemos ter em Deus.

Creio, assim como eles já ensinaram, que a alegria em Deus, uma vida que prazerosamente é vivida em Deus, é um antídoto ou a profilaxia necessária para entendermos que os prazeres contidos no mundo são pequenos ao lado do prazer que podemos ter/receber de Deus.

A Bíblia nos mostra a fonte de alegria:

Tu me farás conhecer a vereda da vida,
a alegria plena da tua presença,
eterno prazer à tua direita (Sl 16.11 - destaque meu).

Como seres com o potencial de nos alegrar, podemos dar ao único Deus uma forma genuína de adoração que somente Ele merece. A adoração deve estar no centro de nosso prazer em Deus.

A quem tenho nos céus se não a ti?
E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.
O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração e a minha herença para sempre (Sl 73.25-26).

Richard Baxter escreveu cerca de 140 livros. Christian Directory foi possivelmente sua obra-prima, apesar de ter trabalhado mais tempo no livro que escreveu sobre Trindade. Sua vida refletia seus ensinos; ainda hoje eles são muito práticos na sociedade faustiana que vivemos (ver o mito de Fausto por Christopher Marlowe). Espero que seus ensinos, que se baseiam na verdade bíblica, possam contaminar nossos corações ao ponto de sermos empulsionados a viver uma vida plena de alegria no Senhor (leia o salmo 34).

Não sei se Baxter disse exatamente esta frase, mas suas idéias e atitudes apontavam para esta verdade:

O Prazer em Deus é a Saúde da Alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário