segunda-feira, dezembro 24, 2007

Árvore de Natal ou de Jessé?

Era dezembro de 1989. Thiago, um menino de 8 anos, esperava ansiosamente pelo Papai Noel (Pai Natal em Portugal - curiosidade). Ele tinha uma grande expectativa de receber sua primeira bicicleta. O Natal sempre representou um momento muito singular, muito aguardado por ele. Quando ele nem sabia escrever, sua mãe já lhe ajudava com as cartinhas que deveriam ser colocadas ao pé da formosa e iluminada árvore de Natal. Era possível pedir qualquer coisa para o suposto benevolente vovô. Ele, às vezes, falhava por não dar tudo o que Thiago queria, mas o primeiro videogame foi dado por ele. O primeiro Ferrorama também. A primeira bola de futebol... Cada ano "o primeiro" era dado pelo "bom velhinho" que viajava em seu trenó e conseguia entrar em qualquer casa, mesmo naquelas que não tinham chaminés.

O Papai Noel tem provavelmente o papel principal no dia 25 de dezembro na maioria dos lares brasileiros com crianças. Entretanto, creio que a árvore de Natal nos lares seja tão importante para os adolescentes, jovens e adultos quanto o "bom velhinho" para as crianças, tomando a primeira posição quando não restringimos a disputa por idades.


Árvore de Jessé (figura: Raiz de Jessé, por Ansgar Holmberg) é como eu chamo minha árvore de Natal. Ela é bem pequenina e proporcional ao tamanho de nosso lugarzinho gostoso, onde eu e minha amada moramos. Talvez muitos de vocês saibam que eu não sou favorável à utilização de árvores para representar e adornar meu Natal. Tomo os devidos cuidados para que não me esquecer da verdadeira razão da celebração do dia 25 de dezembro, data que eu não creio ter sido o nascimento de Jesus de Nazaré, mas não me importo em dividir com milhões de pessoas a referência escolhida para tal celebração possivelmente criada em 273 A.D. e depois autorizada por Constantino em 336 A.D..

De onde eu tirei a idéia de árvore de Jessé? Não fui eu quem criei. Um grande professor meu certa vez me mostrou uma passagem que me ajudou a não descartar a árvore do dia 25 de dezembro, mas fazê-la de referência com o verdadeiro personagem desta data.

Um ramo surgirá do tronco de Jessé,
e das suas raízes brotará um renovo.
O Espírito do SENHOR repousará sobre ele,
o Espírito que dá sabedoria e entendimento,
o Espírito que traz conselho e poder,
o Espírito que dá conhecimento e temor do SENHOR.
E ele se inspirará no temor do SENHOR.
Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu.

Isaías 11.1-3 (NVI)

O nome de Jessé é muito conhecido em Israel. Foi ele o pai do rei mais respeitado de todos os tempos desta nação, o rei Davi. Nós brasileiros não temos o costume de nos atentarmos para genealogias, a não ser quando queremos buscar cidadanias de outras nações. O nome de Jessé é relembrado na genealogia apresentada por Mateus (cap.1) e Lucas (cap.3). Mas é Jessé o personagem principal do Natal?

Não! O ramo que surge do tronco de Jessé (ou o rebento do toco de Jessé - Ferreira de Almeida), é o personagem principal, o próprio Deus, Jesus de Nazaré. Seu nascimento foi o cumprimento de muitas profecias veterotestamentárias, inclusive da passagem supracitada. Daí o nome de minha árvore.

Eu não sei qual o motivo pelo qual você e sua família celebram o Natal. O foco do meu Natal é Jesus Cristo. Não há presente melhor do que tê-lO como Salvador. Aliás, paz, alegria, felicidade e muitos outros desejos que são oferecidos para todos nesta época do ano, nada seriam sem Ele.

Por isso meu desejo é que o seu dia 25 de dezembro, o nosso Natal, seja celebrado com a árvore que representa o único verdadeiro motivo de haver celebração. Que nossos símbolos natalinos sejam para nos lembrar de Jesus Cristo.


Feliz Natal!

3 comentários:

  1. Lindo quadro da árvore de Jessé, e valeu pela reflexão!
    Forte abraçco,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. oi, Zambelli, gostei do seu blog, principalmente da"árvore de Jessé", muito linda! Só senti falta de indicação de sites brasileiros. Vc só menciona sites americanos. Há vários sites cristãos bons em lingua portuguesa, que falam da nossa realidade.não sou contra os americanos,apenas acho que temos muita coisa boa por aqui também.abs, Heloisa Lima

    ResponderExcluir
  3. oi Thiago, gostei muito do texto e do quadro! concordo com voce, pois o Natal esta deturpado hoje em dia.
    e aí, posso ver sua arvore ?
    bjos e um Feliz 2008!

    ResponderExcluir