terça-feira, novembro 29, 2011

Carta Natalina 2011 - Evangelização

Por Thiago Zambelli

Natal é um dia especial. É um feriado singular e pode se tornar um momento de celebração ainda mais significativo. Digo isso porque algumas pessoas, em suas próprias histórias, um dia deixaram de simplesmente comer perú, convidar os familiares, enfeitar uma árvore, trocar presentes e várias outras coisinhas, para agregar a essência do verdadeiro Natal: Jesus Cristo. Sem dúvida isso torna do dia 25 de dezembro um momento MUITO ESPECIAL.

Eu sou uma dessas pessoas. Um dia deixei de somente olhar horizontalmente e comecei a celebrar a essência do genuíno Natal. Aliás, será que posso chamar o dia 25 de dezembro de Natal se Cristo não for a razão deste dia?

Querendo que outros também percebam a necessidade do Salvador, todo final de ano eu escrevo uma carta para distribuir na minha vizinhança. Segue abaixo a deste ano (2011). Incentivo você a fazer algo parecido, ou algo ainda melhor. Copie esta carta, se for necessário, mas não desperdice a oportunidade de evangelizar no dia que possivelmente temos mais facilidade de falar sobre Cristo.

Que o Reino de Deus seja constantemente propagado!


Amigo(a) vizinho(a) de Intermares,

M
ais um final de ano se aproxima, momento em que muitos de nós fazemos uma avaliação de nossas atitudes, progressos e regressos, e recomeçamos a pensar nos alvos para o próximo ano. Não sei quanto a você, mas várias das promessas que eu fiz para 2011 ficaram somente nas palavras. Pretendo, para o próximo ano, ser mais fiel às minhas palavras. (Será que sou capaz?)
Antes do novo ano, ainda há o Natal. Acredito que são poucas as nações que não celebram este dia. Árvores são enfeitadas, famílias se juntam, crianças cantam, luzes piscam e presentes são trocados. Mas é isso que significa celebrar o Natal? Aliás, o que significa o Natal para você e sua família? Infelizmente, poucos conhecem a essência do Natal. Poucos comemoram o verdadeiro significado do Natal. Eu gostaria, através desta breve cartinha, poder lhe desejar o verdadeiro “Feliz Natal.”
Para entender melhor o que quero dizer, preciso explicar o que é essência. Imagine um elefante... Dificilmente você imaginará um elefante sem tromba, porque a tromba faz parte da essência do elefante. Você deve tê-lo imaginado numa cor próximo ao cinza e com quatro patas. O tamanho da orelha de seu elefante possivelmente foi irrelevante (ou menos importante), pois isso não traz à tona o que faz de seu elefante ser realmente um elefante. Complicado? O que eu quero dizer é que a essência do Natal não precisa ter troca de presentes, árvore enfeitada, ou tampouco luzes piscando. Na essência da celebração do dia 25 de dezembro é necessário, para que o Natal seja Natal, a presença de Jesus Cristo. Por favor, não pare de ler essa cartinha agora.
Como alguém criado por Deus, eu não posso negar que Sua Palavra (a Bíblia) é o fundamento para que eu enxergue da forma correta sobre o Criador. Nela, há vários trechos que me ensinam sobre quem realmente é Jesus: Criador, Deus, Salvador, Messias... Mas o que isso tem a ver comigo e com você?
A Bíblia mostra claramente que ninguém genuinamente busca a Deus: não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (Romanos 3.11-12). Perceba que este trecho não nos ensina somente que ninguém realmente deseja a Deus, mas que ninguém é capaz de fazer o bem. É por isso também que Jesus foi enviado: Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele (João 3.17). Deus foi quem tomou a primeira providência e a única coisa que ele exige de nós é a fé, perceba: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8-9). Deus nos salva e isso não depende do que fazemos de bom, caso contrário, poderíamos nos gloriar de merecer a entrada no céu.
Não pretendo fazer com que seu Natal seja tenha menos luz piscando e nenhuma canção. Tampouco é meu objetivo que em sua casa (ou apartamento) não tenha um banquete com seus amados. Meu objetivo é que, mesmo com tudo isso, seu Natal não seja somente um feriado, mas de fato exista o verdadeiro Natal, tendo como essência a figura do salvador Jesus Cristo. Sim, salvador! Ou você ainda acha que pode estar com Deus por causa do que você fez, faz e fará? Por acaso você ainda acha que basta não mentir, roubar ou matar? Asseguro-lhe que todos aqueles que pensam assim, frustrar-se-ão.
O Natal é um bom dia para relembrarmos acerca do que Deus fez por nós: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Espero que todos em sua casa sejam filhos de Deus. Isso mesmo, eu espero que sejam, porque a Bíblia, Palavra de Deus, diz que somente alguns são: aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1.12). Note bem, somente os que creram em Jesus Cristo se tornaram filhos de Deus. Estes fazem parte da família de Deus. Geralmente são eles somente que celebram a verdadeira essência do Natal.
Se você ainda tem dúvida sobre a essência do Natal e seu relacionamento com Deus, se você quer saber mais e saber agora sobre isso, visite: www.saberagora.net – lá você poderá, passo a passo, notar sua necessidade de se relacionar com Deus. Poderá também enviar suas dúvidas e assistir a vídeos que esclarecerão ainda mais a você sobre a essência do Natal: Jesus Cristo, aquele que nasceu, viveu e morreu por você e por mim. Desejo a você e sua família...
...um verdadeiro Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário