terça-feira, novembro 15, 2011

Provérbios são promessas?

Por Jay Adams

Encontro sempre pessoas que indagam sobre as “promessas” do livro de Provérbios. Você sabe, aquelas “promessas” que parecem dizer: Se você temer a Deus e viver de maneira agradável a Ele, você terá vida longa, paz com seus inimigos e assim vai… Muitos dizem: “Eu conheço uma pessoa para quem essas promessas não se tornaram realidade”. 

Qual é a resposta a essa objeção? Simplesmente esta: “Não se trata de promessas”.

Então, o que elas são? Olhe com cuidado e veja que são observações. Elas não dizem “Se você fizer isso e aquilo, então Deus vai fazer isso e aquilo outro. Em vez disso, dizem: “Um homem fez isso e aquilo, e então Deus fez isso e aquilo outro”.

Nem todos os provérbios obedecem essa forma. No entanto, do capítulo dez em diante do livro de Provérbios, você encontra vários capítulos nos quais cada versículo corresponde a esse padrão. Eu os chamo de versículos “para sua informação” – PSI. Eles fornecem informações sobre como as coisas funcionam normalmente na providência de Deus, mas não fazem promessas. Leia-os como “versículos PSI”, e você não terá dificuldade com eles!
_______________________________
Fonte em português: Conselho Bíblico
Fonte: Institute for Nouthetic Studies
Original: FYI

Nenhum comentário:

Postar um comentário