sexta-feira, outubro 14, 2011

Prioridades do Senhor Jesus (7): o Servir

Por Fernando Leite
Mensagem transcrita

Na primeira mensagem desta série, focalizei as idéias do Senhor Jesus sobre o Reino de Deus. João Batista já vinha falando sobre isso e quando o Senhor Jesus vem, Ele reafirma esta prioridade: Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo (Mt 4.17). Na verdade, o Senhor estava anunciando ali um contra-ataque de Deus, que intervinha neste mundo caído e governado por Satanás. Quando o Senhor estabelece o Seu Reino, Ele diz: Vocês têm que buscar o Reino e a sua justiça (Mt 6.33). A expressão justiça, na verdade, tem a ver com os valores, os princípios e a cultura que fazem parte deste novo Reino. A verdade é que, pela proposta de Deus, participar do Reino dEle não significa simplesmente ingressar num outro reino, mas implica ingressar no Seu reino com outros valores, outros princípios, outros padrões, outra cultura. As Escrituras não se cansam de falar sobre coisas que devem ser mudadas no ato da nossa conversão.

Nesta mensagem, quero destacar alguns aspectos relacionados a uma atitude que, mesmo quando passamos a fazer parte do povo de Deus, nós perdemos a perspectiva (ou nem chegamos a entender) de que se trata de algo que deve ser mudado.

Em Lc 22.25, o Senhor Jesus diz aos discípulos: Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Ele sabe que é normal, na sociedade humana, haver reis e pessoas que exerçam autoridade e dominem sobre os homens. Esses reis e pessoas de poder têm a possibilidade de exercer esta autoridade sobre a sociedade com legitimidade, princípios e objetividade. Mas podem também agir de maneira a oprimir, corromper e se aproveitar do poder. O fato é que, entre reis e autoridades, estão todos esses que nos governam: presidentes, senadores, deputados, vereadores, prefeitos. Faz parte da sociedade humana reproduzir a mentalidade de que sempre haja alguém dominando, que recebe honra e reconhecimento, que está em destaque e que, muitas vezes, exerce opressão sobre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário