quarta-feira, agosto 05, 2009

"O" Deus e "Meu" Deus

Quando digo para alguém próximo sobre Jesus Cristo cumprindo minha tarefa em proclamar a salvação que nEle há, ouço duas ideias muito comuns: (1) que as coisas boas feitas aqui são contadas para o ingresso no céu e (2) a ideia da criação de um deus que não é Deus, Aquele apresentado em Sua Palavra.

Quanto ao primeiro ponto, associo que as pessoas creem que a salvação seja por mérito por causa de uma tradição religiosa, bem como pela má compreensão da graça de Deus e sobretudo pelo coração enganado pelo Inimigo. Esses são alguns pontos não exaustivos e passíveis de uma longa conversa. Mas o foco deste post é comentar como muitos, na verdade, acreditam em um deus que eles mesmos criaram, um deus que pretende preencher o buraco de uma necessidade humana (Ec 3.11), mas são incapazes por não ser o Deus verdadeiro, segundo a Palavra de Deus nos revela.

Para sermos íntimos de alguém, melhores amigos, precisamos conhecer e nos relacionar através de um conhecimento mútuo, que nos leva a interagir mais ou menos com alguém em função das afinidades e desejos pessoais. Não é diferente com Deus, que deseja que nós o conheçamos. Oséias exortou o obstinado povo de Israel da suprema necessidade de conhecê-lO: conheçamos o SENHOR; esforcemo-nos por conhecê-lo (Os 6.3).

Todavia, pessoas tem rezado ou orado por deuses que elas mesmas criaram. Muitas vezes a partir de idéias cristãs de quem é Deus, mas insuficiente para adquirir comunhão com Ele, visto que não é Ele realmente. Deus salvará somente aqueles que reconhecerem a obra de Jesus como Aquele que nos afastou da culpa de nossos pecados. Deus dá chuva e sol para justos e injustos (Mt 5.45), mas sua Salvação é garantida somente àqueles que O conhecem verdadeiramente, e nisso, aquilo que Ele fez por nós.

Deixe de pensar que Deus faz somente conforme a sua vontade ou seu conhecimento sobre Ele. Sim, ele de fato é amor, mas é também justiça e capaz de utilizar das mais diversas maneiras para você crescer nEle. Por não conhecê-lO, você pode achar que maldições circundam sua vida e sorte e azar não deixam sua língua. Você pode lucrar por meios que não são da vontade de Deus, mas agradece ao "seu deus" toda vez que há dinheiro sobrando na carteira. Você pode estar feliz com sua vida sexual e identificar isso como uma dádiva, porque acha que "seu deus" foi quem lhe deu tal prazer. De fato pode ter sido "seu deus," mas não "o Deus", aquele que a Bíblia apresenta como único.

É necessário então que todos se voltem às Escrituras. Meditem na Palavra de Deus (Sl 1.2) para conhecer o único e verdadeiro Deus. Dessa forma, quando se comunicarem com Ele, não estarão falando com o vento que não pode escutar, tampouco se tornar amigo e auxiliador. Deus deseja que seu povo O conheça verdadeiramente (Os 6.6) e o caminho é Sua própria Palavra. Lembre-se, foi Deus quem criou o homem e não o homem quem criou Deus.

2 comentários:

  1. oi, sou Rael - orkut (I follow god and his)
    Gostaria de parebenizar você pelo grande conhecimento que nos tem dividido com as palavras aqui mencionadas. Agradeço a Deus pela sua vida e ja tenho usado textos que não são tao técnicos para proclamar Seu evangelho... afinal Ele disse: coisas maiores nós faríamos... internet email.. é prova disso.
    Abraços
    Rael

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sou o Hamed e gostaria de lhe congratular pela iniciativa tão oportuna de trabalho evangelístico, que Deus abençoe você e sua Família.

    Seu irmão em Cristo,

    Hamed.

    ResponderExcluir