quarta-feira, agosto 12, 2009

Pregos na Cerca


Era uma vez um rapaz com mau caráter, de índole ruim. Seu pai deu-lhe um pacotinho de pregos e disse-lhe para cravar um na cerca do jardim, todas as vezes que tivesse perdido a paciência e discutido com alguém.

No primeiro dia, o rapaz cravou 37 pregos na cerca. Nas semanas seguintes, aprendeu a controlar-se e o número de pregos cravados na cerca diminuiu dia após dia: tinha descoberto que era mais fácil controlar-se do que cravar os pregos.

Finalmente chegou o dia no qual o rapaz não pregou algum prego na cerca. Então, foi até o seu pai e disse-lhe que naquele dia, não havia cravado nenhum prego. O pai então disse-lhe para retirar um prego da cerca, a cada dia que não havia perdido a paciência e discutido com alguém.

Os dias se passaram e, finalmente, o rapaz pôde dizer ao pai que havia retirado todos os pregos da cerca. O pai levou o rapaz em frente a cerca e disse-lhe:
- Meu filho! Você se comportou bem mas, veja quantos buracos há na cerca. A cerca não será nunca mais como antes. Quando você discute com alguém, e lhe diz alguma coisa feia, lhe deixa feridas como estas. Pode cravar uma faca em um homem e depois retirá-la, mas ficará sempre uma ferida. Não importa quantas vezes te desculparás, a ferida permanecerá.

Uma ferida verbal, faz tão mal quanto uma física.
Os amigos são jóias raras, te fazem sorrir e te encorajam.
Estão prontos a te escutar quando precisas, te suportam e te abrem os seus corações.

Autor desconhecido por mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário