terça-feira, agosto 25, 2009

Analogia do Basquetebol: Os Limites

Existem várias regras no basquetebol, assim como em qualquer outro esporte e também em nossas vidas: no nosso trabalho, na nossa vida social, econômica e até mesmo conjugal. Existem limites que não devem ser ultrapassados. Violar tais limites é entregar a bola ao adversário.


As linhas laterais e de fundo em uma quadra de basquetebol estabelecem os limites máximos que as duas equipes podem trabalhar, tanto ofensivamente, quanto defensivamente. Quando o jogador tem a posse de bola, ele nem mesmo pode pisar nestas linha.

As leis de Deus mais conhecidas são chamadas de "os dez mandamentos." Tais ordens foram dadas ao profeta Moisés em duas tábuas, válidas ao povo do pacto, Israel. Não são as únicas regras, mas são as mais conhecidas, mesmo entre aqueles que vivem uma vida alheia a Deus. Existem várias outras regras, como o tempo que devemos ficar dentro do garrafão, quantos passos pode-se dar para concluir a cesta, faltas... Regras que foram dadas pelo próprio Cristo!

As pessoas que vivem uma vida sem notar a presença de Deus se esquecem que alguns limites que elas colocam em suas próprias vidas são as mesmas linhas colocadas por Deus. Adultério é errado e não foi porque algum juiz o disse, mas porque desde o início esta era a vontade de Deus. Roubar é pecado porque foi Ele quem assim estabeleceu. O fato de viverem uma vida alheia a Deus não significa que Ele não está presente, tampouco Suas linhas.

Os dez mandamentos são as regras mais conhecidas, que o povo de Israel deveria obedecer. São regras que mostram ao cristão mais acerca do Senhor Deus. As linhas laterais, as de fundo de quadra, são as linhas mais visíveis, os limites mais conhecidos, mesmo entre aqueles que não jogam basquetebol. Ultrapassar estes limites o faz perder a chance de buscar a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário