sexta-feira, novembro 30, 2007

Leão e Sonya Tolstói: Uma boa idéia?

Tenho lido Maravilhosa Graça de Phillip Yancey (Ed. Vida). Abaixo transcrevo uma pequena parte do livro que hoje me chamou muito a atenção.

Leão Tolstói achou que iniciara bem seu casamento permitindo que a noiva adolescente lesse seus diários, que registravam com sensacionais detalhes todas as suas brincadeiras sexuais. Ele não queria guardar segredos para Sonya - queria iniciar um casamento com a ficha limpa, perdoado. Em vez disso, a confissão de Tolstói semeou as sementes de um casamento que seria sustentado com vides de ódio, e não de amor.

"Quando ele me beija, estou sempre pensando: 'eu não sou a primeira mulher que ele amou'", escreveu Sonya Tolstói em seu diário. Alguns impulsos adolescentes do marido ela conseguia perdoar, mas não o caso de Axinya, uma mulher camponesa que continuou trabalhando na propriedade de Tolstói.

"Um dia desses eu me mato por ciúmes", Sonya escreveu depois de ver o filho de três anos de idade da camponesa, a imagem exata de seu marido. "Se eu pudesse matá-lo (Tolstói) e criar uma pessoa nova exatamente como ele é agora, eu o faria alegremente."

Outra anotação no diário datada de 14 de janeiro de 1909: "Ele gosta daquela prostituta camponesa com o forte corpo de fêmea e pernas queimadas de sol, ela o atrai tão poderosamente agora como fazia durante todos aqueles anos passados..." Sonya escreveu essas palavras quando Axinya era uma encarquilhada velha de oitenta anos.

Foi a idéia de Leão Tolstói boa ou ruim? Comente.

2 comentários:

  1. Creio que ele não teve uma atitude sábia ao contar à sua esposa seus pecados sexuais. Ainda que sua intenção fosse louvável, não deveria ter contado, pois mesmo que ela o perdoasse, as marcas do pecado ficariam em sua memória. Creio que só Deus é capaz de perdoar e esquecer. Nós, infelizmente, podemos perdoar, mas nem sempre conseguimos apagar as marcas deixadas pelo pecado.

    ResponderExcluir
  2. Todo nosso passado é manchado! e pra isso é necessário muita maturidade!! acho que expor o passado pra uma jovem, no auge do seu sonho romântico, é perigoso... A imaginação feminina alcance alturas inexplicáveis... essa exposição foi negativa!! Ela precisaria de aconselhamento bíblico pra firmar no Senhor!!

    ResponderExcluir