sexta-feira, janeiro 10, 2014

As Mulheres Devem Servir como Pastores?

Por Dorothy Kelley Patterson
Publicado pelo Centro de Pesquisas Teológicas
www.BaptistTheology.org

© Direitos Autorais 2006, Dorothy Kelley Patterson



O Modelo Bíblico


3 Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. 5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada. 6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu. 7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. 8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem; 9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem. 10 Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos. 11 Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher (1 Corintios 11:3-11).

Nesta passagem, o apóstolo Paulo demonstra que a posição relativa entre os homens e as mulheres é semelhante à estrutura hierárquica dentro da Divindade: “Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo” (v. 3) . O Pai planejou a nossa redenção, o Filho executou o plano, e o Espírito revelou esse plano para nós. O lar é a metáfora primária utilizada para descrever a relação entre Cristo e sua Igreja, e não se pode separar o lar cristão e a igreja na ordem divina porque os princípios básicos são os mesmos.

Complementarianismo —aqueles que aceitam tanto as diferenças de igualdade e de benefícios entre homens e mulheres sustentam que o homem e a mulher foram criados iguais à imagem de Deus (Gn 1:27-28); eles são iguais em sua posição em Cristo (Gl 3:28 ); e eles são igualmente responsáveis perante Deus (1 Pe 3:7). No entanto, se a igualdade de personalidade e posição em Cristo mandatos uniformidade eo apagamento das diferenças na função e papel para os crentes, então as relações dentro do Trindade da Divindade pode tornar-se enganosa ou errônea.

Continue a leitura com o arquivo em PDF - Download (clique).

Nenhum comentário:

Postar um comentário