sexta-feira, dezembro 05, 2008

Carta de Natal Para Meus Vizinhos 2008

Esta carta eu escrevi para ser distribuída para meus novos vizinhos este ano. A carta foi feita no nome de duas famílias, a minha, e outra (irmãos na fé) que se envolveu neste projeto de divulgar o nome de Jesus em uma época que Seu nome já foi substituído por árvores, um "bom velhinho" e outros costumes. Abaixo:
 
 
Somos as famílias Zambelli e Sousa dos apartamentos "X" e "Y" respectivamente. Nosso intuito em enviá-los esta carta é especialmente para dá-los um livreto de "Feliz Natal", mas não sem antes colocarmos um pano de fundo ao relatarmos a forma como comemoramos este dia tão esperado por muitos.

Sim, o Natal é o feriado nacional mais esperado do ano! Não há como discordar disso: outdoors aparecem por toda cidade com muita antecedência ao tempo natalino, shoppings já montam seus presépios e árvores meses antes do feriado. O papai Noel já não mais aparece somente no dia de Natal e consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo. Antes do Natal, muita coisa acontece em função do dia 25 de dezembro.

Mas o que faz desta data algo tão singular em nosso contexto?
  • Árvore de Natal – não tenho dúvidas que montar uma bela árvore de Natal em família é algo muito gostoso;
  • Presentes – crianças aguardam ansiosamente pela "rápida passagem" do conhecido bom velhinho.
  • Presença de familiares – o natal é uma data que impulsiona amigos e familiares em estarem juntos, mesmo que seja somente esta vez em todo ano.
  • Celebração do nascimento de Jesus Cristo – algumas famílias prezam por esta data para celebrar o nascimento de Cristo.
Nenhuma destas sugestões acima é em si correta ou errada. Achamos que todas as opções acima são bacanas. Em nossas famílias, a árvore, de origem incerta como símbolo do Natal, nos remete à passagem bíblica de Isaías 11.1-3, que ilustra a vinda do Messias na descendência de Jessé, pai do rei Davi. Os presentes podem ilustrar a vinda dos magos ao presentear o ainda pequenino Jesus Cristo (Mt 2.1-12). A presença dos familiares nos lembra a obediência de José e Maria ao entenderem seus papéis como pais de Jesus. Todavia, para nós, a celebração natalina converge na celebração do nascimento de Jesus Cristo, em quem depositamos nossa fé como o próprio Deus (Jo 1.1).

Por conhecer ao menos um pouco das diferentes formas de como cada família comemora o natal, entendemos que a frase "feliz natal", também significa algo diferente. Quando dizemos "feliz natal", desejamos um momento de alegria e paz com seus amados, mas além disso, um momento de reflexão no propósito da instituição desta data como feriado nacional (quase mundial). Quando nossas famílias refletem sobre esta data, usamos o texto-livro que nos diz sobre o Natal.

É assim que queremos desejar a todos vocês um super FELIZ NATAL! Esses são os votos das famílias Zambelli e Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário