terça-feira, setembro 20, 2011

E não nos deixeis cair em tentação

Por Oswaldo Carreiro

Deus é Pai de todos os que confessam o nome de Jesus Cristo.

Quais as implicações desta verdade bíblica à nossa vida comunitária? A oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, conforme Mt 6.9-13, não dá espaço para o individualismo.

Perceba que toda a oração ensinada por Jesus nesse texto é feita na segunda pessoa do plural. Ele é pai de todos nós, seus filhos, diante de quem nos prostramos em oração.

Um dos pedidos mencionados nessa oração é: "Pai nosso.... não nos deixes cair em tentação." Cair em tentação é ceder a uma proposta ou oferta pecaminosa que julgamos melhor do que a satisfação que Ele e Sua vontade nos podem oferecer. Todos nós somos tentados, mas o exercício da oração para que Deus livre a nós e aos nossos irmãos deveria ser constante nas nossas vidas e na nossa comunidade.

Ele nos livra das tentações, mas requer nossa dependência dEle em oração; e orar para que Ele nos livre é dizer: "Senhor, livra-me de cair em tentação nesta ou naquela área", ou ainda, "Senhor, estou sendo tentado na área sexual, ou da mentira, soberba, inveja, ódio, pornografia, etc. Livra-me de cair!" Nós sabemos das nossas fraquezas e um pedido sincero a Deus trará o auxílio preventivo contra a tentação. Além disso, devemos estar conscientes de que enquanto oramos, nosso foco deve ser satisfazer à Sua vontade e isso nos leva à necessidade de orar para que Deus nos dê discernimento e aceitação da sua vontade para nossas vidas. Lembremo-nos de que somos tentados na concupiscência dos olhos, na concupiscência da carne e na soberba da vida. Entretanto, nosso Senhor Jesus foi tentado em todas essas áreas, mas sem pecar; e hoje, pode nos oferecer misericórdia e graça para nos ajudar na hora da necessidade, pois sabe daquilo que passamos.

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. – Hb 4.15,16

Ao Pai nosso e em nome de Jesus nós oraremos assim:

"Não nos deixes cair em tentação. Nem eu e nem meu irmão."

Fonte: IBCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário