terça-feira, abril 28, 2009

Parada Obrigatória - Reflexo do Trânsito

Há algum tempo pensei em desenvolver reflexões que eu pudesse fazer analogias com os sinais de trânsito e a vida cristã. Pensei hoje em começar com a sinalização "parada obrigatória".

Como o próprio nome diz, esta placa de sinalização de forma octogonal com a palavra "PARE" escrita indica o dever de se executar uma parada, ou seja, a não movimentação do veículo.

Conforme a lei, esta placa não indica o tempo obrigatório que o motorista deve permanecer parado, mas que ele deve parar para então assegurar sua ida (e também sua vida).

O fato é que no Brasil esta placa de sinalização é tratada de forma banal, tolerada inclusive por aqueles que deveriam impor a pena nos transgressores da lei. Avançar este sinal sem obedecê-lo é infração gravíssima.

A equivocada tolerância a um sinal tão importante é um grande erro. Penso que a tolerância dos fiscais/policiais gera também uma tolerância por parte dos civis em obedecer a lei, que comumente enxergam esta placa como se fosse um triângulo "de ponta cabeça" (dê a preferência"). Ao invés de pararem o veículo e olharem com a devida atenção para dar continuidade ao seu trajeto, eles aceleram seu carro e se aproveitam do "benefício da culpa daquele que colide na traseira".

Se os líderes forem tolerantes, quanto mais serão suas ovelhas. Na verdade, ninguém deveria ser tolerante a um erro como este e todos nós, indubitalvelmente, deveríamos obedecer aos sinais.

Na vida toleramos nossos erros, pecados de irmãos e familiares... Poucas vezes estamos atentos ao que a Palavra de Deus diz:

Encorajem-se uns aos outros (exortai-vos mutuamente - ARA) todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado - Hb 3.13 - NVI)

Tolerar o pecado é desejar um processo de putrefação do corpo que fazemos parte. Não devemos tolerar o pecado. Não é uma obrigação somente pastoral ou da liderança exortar aqueles que não prestam atenção aos claros ensinos de Deus. Esta é uma função do filho de Deus, que deve desejar viver em uma comunidade que reflete plenamente a Deus.

Pare ao sinal da "parada obrigatória" e exorte (encoraje) aquele que não quer andar no caminho correto. Não tolere pecados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário