terça-feira, abril 14, 2009

Ester 9

Quando chegou a data do decreto arquitetado por Hamã, os inimigos de Israel esperavam vencê-los, todavia o contrário aconteceu. Neste cenário, Mardoqueu se tornava cada vez mais poderoso.

Para garantir a satisfação da rainha, Xerxes perguntou se ela ainda tinha mais algum pedido. Ela respondeu que gostaria do ter o decreto em prol dos judeus permitido no dia seguinte também, dando assim a oportunidade de aniquiliar com a família de Hamã, aquele que atentou contra o povo judeu.

Por causa do sucesso judeu, os dias 14 e 15 do mês de adar se tornaram tempo de comemoração, inclusive como determinação real. Este tempo foi chamado de Purim, pois o pur, isto é, a sorte de Hamã se voltou contra ele. O Purim jamais deveria deixar de ser comemorado pelos judeus e os seus descendentes jamais deveriam se esquecer de tais dias.

As estipulações do Purim foram confirmadas no decreto de Ester.

Versículo de destaque (28): Esses dias* seriam lembrados e comemorados em cada família de cfada geração, em cada província e em cada cidade, e jamais deveriam deixar de ser comemorados pelos judeus. E os seus descendentes jamais deveriam esquecer-se de tais dias.

*Sobre a festa de Purim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário