domingo, abril 05, 2009

Ester 6

Com dificuldades de dormir, o rei Xerxes ordenou que trouxessem o livro das crônicas e que este fosse lido para ele. Leram sobre o evento que Mardoqueu delatou o plano de dois oficiais para matar o rei. Xerxes então pergunta que honra Mardoqueu havia recebido por isso e seus oficiais lhe responde que nada havia sido feito.

Hamã, no pátio, se preparava para pedir ao rei o enforcamento de Mardoqueu. No entanto, posteriormente, quando na presença do rei por sua ordem, foi questionado sobre o que deveria se fazer com a pessoa que o rei tem prazer de honrar. Pensando ser ele tal pessoa, sugeriu, em suma, uma aparição pública com adornos reais e com alguém proclamando a benevolência do rei para a pessoa que ele tem prazer de honrar.

Para surpresa de Hamã, ele teve de preparar Mardoqueu com tais adornos e proclamar pelas ruas da cidade o que havia sugerido a Xerxes.

Evergonhado, Hamã retornou para sua casa, compartilhou com Zeres e amigos o que havia acontecido. Então seus conselheiros e mulher mostraram conhecer a singularidade do povo judeu ao dizerem: visto que Mardoqueu, diante de quem começou a sua queda, é de origem judaica, você não terá condições de enfrentá-lo. Sem dúvida você ficará arruinado! (v. 13 - verso de destaque).

Nenhum comentário:

Postar um comentário