segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Projeto ou Ser Humano? Quando a Vida Começa


Este final de semana estive em um curso para pais. É possível que muitos dissessem: "curso para futuros papais com mamães grávidas". Eu prefiro dizer que era "curso para papais com mamães grávidas", sem a palavra "futuro".

Durante o curso um dos palestrantes me abordou e disse: "quando você for pai..." É claro que entendi o que o palestrante significava com aquela frase, no entanto, não acho que todos ali presentes entendiam  a extensão do significado de uma frase como essa.

Outro palestrante colocou uma apresentação cujos slides havia escrito: "projeto de ser humano." As imagens mostravam lindas fotos de embriões e fetos. Era aquilo de fato um projeto de ser humano? Se sim, a coisa mais óbvia para se pensar é que um projeto de ser humano não é um ser humano. O que isso quer dizer? Pense um pouquinho...

Eu sou um daqueles que prefere crer que a vida começa na fecundação. Tenho minhas fundamentações para isso, mas no final, pode se tornar uma questão de como se olhar para os textos. Com o resultado da forma que penso, creio que o aborto é uma forma muito equivocada de se tratar com a vida. Se o embrião ou o feto humano fosse somente um projeto, a questão seria obviamente bem diferente.

Um simples conceito, mas que faz a diferença de pelo menos uma vida...

PS: Queria, todas as vezes que me perguntassem quanto tempo de vida eu tenho, adicionar nove meses a data de quando eu saí do ventre de minha mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário