segunda-feira, junho 04, 2007

Como vencer as tentações?

Este é o esboço do sermão do Pr. Fábio Grigório, da IBCU (Igreja Batista Cidade Universitária).

Os nossos inimigos
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira (Ef 2.1-3)

Qual os propósitos de nossos inimigos?

Mundo - Ditar as regras
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (Cl 2.8).

Carne - Prazeres
Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante (1Pe 4.1-3)

Satanás - Ser como Deus
Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo (1Tm 3.6).

Como agem nossos inimigos?

Mundo - Sutileza

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (Cl 2.8).

Carne - Sedução
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido (Tg 1.14).

Satanás - Cegueira
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados (2Pe 1.5-9).

Como vencer as tentações? (Rm 12.2)

1- Palavra de Deus (Sl 119.11 e Jo 17.17).

2- Oração (Mt 26.41).

3- Sujeitando-se a Deus (Tg 4.7).

4- Lutando (contra o pecado) Hb 12.4
Por vezes isso significa afastar-se das tentações e fugir delas.

5- Sendo ensinado por outros mais experientes (2Tm 2.22).

Lembre-se, Deus sabe de suas limitações!
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar
(1Co 10.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário