sexta-feira, junho 22, 2007

"Se eu quiser falar com Deus"

Esboço com alguns comentário meus sobre o sermão do dia 17/06/07 do Pr. Fernando Leite.

Gilberto Gil certa vez escreveu esta música (1980):

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar
Se eu quiser falar com Deus

O fato é que Gil não apresenta conhecimento bíblico algum sobre a oração e ainda assim diz que no final não vai dar em nada.

Como falar com Deus?
Há um único objetivo
A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, SENHOR, buscarei (Sl 27.8).
E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará (Mt 6.5-6).
Há somente um destinatário de nossas orações.

Uma pressuposição
E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem (Mt 6.7-8).
Não é por causa de muito falar que Deus ouvirá e atenderá os pedidos. Ademais, nem achem que vocês estão na melhor condição para informar a Deus sobre o que passa com suas vidas. Ele é onisciente!

A ênfase correta
Ore!
Vocês, orem assim... (Mt 6.9a).

Há orientação de que devemos orar teocentricamente
Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6.9-10).

A oração por suprimentos
Pedir pão
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia (Mt 6.11).

Pão para a verdadeira vida
Não digam, pois, em seu coração: 'A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza'. Mas, lembrem-se do SENHOR, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê (Dt 8.17-18).

Orar pela culpa, dos pecados cometidos por nós, por outros contra nós e os que ainda posso cometer
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas (Mt 6.12-15).

Oremos sempre
Orem continuamente (1Ts 5.17)

Peça ao Pai
Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir (Lc 11.11-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário