sexta-feira, junho 01, 2007

Um desmancha prazeres?

Nosso Deus é muitas vezes visto como aquele que desmancha prazeres. É fato que o pecado é gostoso, caso contrário, seria muito mais fácil sermos santos conforme Ele deseja.

Quem é nosso Deus?
...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (Jo 10.10).

O que é pecado?
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei (1Jo 3.4).

A quebra do padrão
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer (Tg 1.25).

A sedução do perigo
Não deixe que os seus pés se esfolem nem que a sua garganta fique seca. Mas você disse: "Não adianta! Eu amo os deuses estrangeiros, e continuarei a ir atrás deles" (Jr 2.25).

Além do pecado ter causado a separação entre Deus e o homem, ele continua vivo na carne do homem trazendo prazeres que afagam a Satanás e afoga o possível relacionamento com Javé.

As formas de pecar
Paulo quando escreveu aos romanos deixou uma lista grande, no primeiro capítulo, de possíveis pecados que o homem era capaz de cometer. Há neste texto uma frase que chama a minha atenção (v.30): os homens...inventam maneiras de praticar o mal. A criatividade pecaminosa do homem é "infinita"!

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! (Sl 32.1-2)

Tiago também escreveu: Todos tropeçamos de muitas maneiras (1.2)

As conseqüências
Antes de Cristo...
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus (Jo 3.17-18).

Depois de Cristo...
A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte (2Co 7.10).
Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca (sl 32.4).

Portanto...
Apesar do prazer oriundo da carne, Deus em nós transforma nosso coração. Atenção, DEUS EM NÓS!
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9).
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Pv 28.13).

Resumo-esboço da mensagem do Pr. Fernando Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário