sexta-feira, junho 22, 2007

"Se eu quiser falar com Deus"

Esboço com alguns comentário meus sobre o sermão do dia 17/06/07 do Pr. Fernando Leite.

Gilberto Gil certa vez escreveu esta música (1980):

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar
Se eu quiser falar com Deus

O fato é que Gil não apresenta conhecimento bíblico algum sobre a oração e ainda assim diz que no final não vai dar em nada.

Como falar com Deus?
Há um único objetivo
A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, SENHOR, buscarei (Sl 27.8).
E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará (Mt 6.5-6).
Há somente um destinatário de nossas orações.

Uma pressuposição
E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem (Mt 6.7-8).
Não é por causa de muito falar que Deus ouvirá e atenderá os pedidos. Ademais, nem achem que vocês estão na melhor condição para informar a Deus sobre o que passa com suas vidas. Ele é onisciente!

A ênfase correta
Ore!
Vocês, orem assim... (Mt 6.9a).

Há orientação de que devemos orar teocentricamente
Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6.9-10).

A oração por suprimentos
Pedir pão
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia (Mt 6.11).

Pão para a verdadeira vida
Não digam, pois, em seu coração: 'A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza'. Mas, lembrem-se do SENHOR, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê (Dt 8.17-18).

Orar pela culpa, dos pecados cometidos por nós, por outros contra nós e os que ainda posso cometer
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas (Mt 6.12-15).

Oremos sempre
Orem continuamente (1Ts 5.17)

Peça ao Pai
Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir (Lc 11.11-13).

Como andar no Espírito?

Este é o esboço parcial da pregação do Pr. Fernando Leite no dia 10/06/07.

O erro comum dos filhos de DeusÓ gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da Lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio (Gl 3.1-3).

Um atalho para a bençãoQuem é dominado pela carne não pode agradar a Deus (Rm 8.8).
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam (Gl 5.17).

Os resultados de andar no EspíritoSabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge (1Jo 5.18).

Andemos no Espírito Santo
Não apaguem o Espírito (1Ts 5.19).

segunda-feira, junho 04, 2007

Como vencer as tentações?

Este é o esboço do sermão do Pr. Fábio Grigório, da IBCU (Igreja Batista Cidade Universitária).

Os nossos inimigos
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira (Ef 2.1-3)

Qual os propósitos de nossos inimigos?

Mundo - Ditar as regras
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (Cl 2.8).

Carne - Prazeres
Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante (1Pe 4.1-3)

Satanás - Ser como Deus
Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo (1Tm 3.6).

Como agem nossos inimigos?

Mundo - Sutileza

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (Cl 2.8).

Carne - Sedução
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido (Tg 1.14).

Satanás - Cegueira
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados (2Pe 1.5-9).

Como vencer as tentações? (Rm 12.2)

1- Palavra de Deus (Sl 119.11 e Jo 17.17).

2- Oração (Mt 26.41).

3- Sujeitando-se a Deus (Tg 4.7).

4- Lutando (contra o pecado) Hb 12.4
Por vezes isso significa afastar-se das tentações e fugir delas.

5- Sendo ensinado por outros mais experientes (2Tm 2.22).

Lembre-se, Deus sabe de suas limitações!
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar
(1Co 10.13)

sexta-feira, junho 01, 2007

Um desmancha prazeres?

Nosso Deus é muitas vezes visto como aquele que desmancha prazeres. É fato que o pecado é gostoso, caso contrário, seria muito mais fácil sermos santos conforme Ele deseja.

Quem é nosso Deus?
...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (Jo 10.10).

O que é pecado?
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei (1Jo 3.4).

A quebra do padrão
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer (Tg 1.25).

A sedução do perigo
Não deixe que os seus pés se esfolem nem que a sua garganta fique seca. Mas você disse: "Não adianta! Eu amo os deuses estrangeiros, e continuarei a ir atrás deles" (Jr 2.25).

Além do pecado ter causado a separação entre Deus e o homem, ele continua vivo na carne do homem trazendo prazeres que afagam a Satanás e afoga o possível relacionamento com Javé.

As formas de pecar
Paulo quando escreveu aos romanos deixou uma lista grande, no primeiro capítulo, de possíveis pecados que o homem era capaz de cometer. Há neste texto uma frase que chama a minha atenção (v.30): os homens...inventam maneiras de praticar o mal. A criatividade pecaminosa do homem é "infinita"!

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! (Sl 32.1-2)

Tiago também escreveu: Todos tropeçamos de muitas maneiras (1.2)

As conseqüências
Antes de Cristo...
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus (Jo 3.17-18).

Depois de Cristo...
A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte (2Co 7.10).
Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca (sl 32.4).

Portanto...
Apesar do prazer oriundo da carne, Deus em nós transforma nosso coração. Atenção, DEUS EM NÓS!
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9).
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Pv 28.13).

Resumo-esboço da mensagem do Pr. Fernando Leite.