quinta-feira, maio 03, 2007

O que é romper em fé?

Recebi o pedido de um amigo para avaliar a letra da música "Rompendo em Fé" - Ana e Edson Feitosa - Comunidade Zona Sul.

Cada vez que a minha fé é provada
tu me dás a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
que atravesso me levam prá perto de ti
Minhas provações não são maiores do que o meu Deus
e não vão me impedir de caminhar,
se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas.
Rompendo em fé,
minha vida se revestirá do teu poder
rompendo em fé
com ousadia vou mover no sobrenatural
Vou lutar e vencer,vou plantar e colher
a cada dia vou viver rompendo em fé.

A primeira parte da canção reflete muito bem o que Tiago, irmão de Jesus, nos quis dizer logo no início de sua epístola.
Tiago 1.2-3
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
Tiago 1.12
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.

Se Deus é capaz de permitir que não sejamos tentados além do que podemos suportar, é óbvio que Ele é muito maior que qualquer adversidade que nos venha acontecer. Então é verdade que nenhuma tentação é maior que nosso Deus.
1Coríntios 10.13
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
(vide Mt 4.1-11 e Hb 4.15)

A letra dessa canção começa a se complicar a partir de agora...

se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Ao meu entender, essa afirmação pode causar um caos no relacionamento entre o adorador e Deus, dependendo da perspectiva teológica do adorador. Veja a paráfrase deste trecho:
"Se não houver solução aos problemas que encaro,
Deus de alguma forma providenciará que eu os supere."
Você já consegue enteder o porquê da possível discórdia entre o adorador e Deus ao incucarmos tal sentença como verdade absoluta? Mesmo os filhos de Deus (aqueles que já entenderam e aceitaram a obra de Cristo Jesus) estão sujeitos em não terem seus problemas solucionados pelo Pai.

Rompendo em fé

O que isso quer dizer? O dicionário Houaiss define romper como (1) "criar abertura ou passagem à força; arrombar; (2) abrir, penetrando; passar para o interior de; dilacerar, penetrar, rasgar; (3) abrir sulcos (esp. na terra); arrotear, lavrar, revolver; (4) deslocar-se através de; (... [16]) dar início ou iniciar; começar, principiar; (... [25]) não cumprir; transgredir, violar". Não creio que a intenção do(s) autor(es) da música foi de utilizar(em) a definição 16 (em destaque). Caso fosse, o refrão da música estaria fora de contexto com o resto dela, mas a frase que se segue, minha vida se revestirá do teu poder, estaria correta. Ao crermos em Jesus, recebemos o Espírito Santo de Deus e além de nos tornarmos parte da família de Deus, somos dotados de dons para exercer a boa obra que nos cabe.
Efésios 1.13
Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa.
Hebreus 12.4
Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.
(veja também Rm 12.6 e 1Co 12.4)

Entretanto, creio que o autor se utilizou de rompendo para demonstrar um estrondo de fé, ou seja, a fé das fés, um "bum" de fé. Saiba você que o poder de Deus estará na vida do crente nEle, seja na miudeza ou na grandeza da qualidade de fé do filho de Deus.

rompendo em fé
com ousadia vou mover no sobrenatural
Acredito que consegui responder o que romper em fé significa, mas peço desculpas por ter tão pouca idéia sobre o que representa a sentença acima, mas segue o que consegui explorar. Sobrenatural é aquilo que está além do natural... Do que vale minha fé se não para viver no natural, ou seja, cônscio, presente na Terra?!?! Não é piada! Veja a extensão de significado que tal frase pode nos dizer nestes dois exemplos:
1- o desejo do adorador é poder se locomover na morte;
2- ousadamente o adorador deseja ter experiências "de almas que deixam seus corpos".
Essa música é um ótimo exemplo que temos para pensarmos naquilo que cantamos, caso contrário, ficaremos à mercê das ignorâncias bíblica e lógica.

Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
a cada dia vou viver rompendo em fé.
Quem é que garante a vitória? Quem é que garante a colheita? Eu creio ser essa uma frase arrogante. Quem vai plantar e colher? VOU plantar... Será que o sujeito oculto da sentença ameniza a arrogância? Deixe-me ajudá-los a perceber o sujeito oculto das orações:
"EU vou lutar e EU vou vencer,
EU vou plantar e EU vou colher."
Desculpem-me os fãs desta canção, mas o que estou prestes a dizer pode surpreendê-lo ou magoá-lo, mas a vitória e a colheita pertencem ao Senhor, o único Deus, e se você vai vencer e colher, é através da vontade dEle, não pelos seus méritos militar e agrário.

Sei que há pessoas que dirão: "isso é o que siginifica ter fé, acreditar que Ele de fato fará aquilo que nós, como Seus filhos, pedimos." Não há passagem bíblica que sugira isso. "Tem sim, a passagem de Lc 11.9-13". Preste atenção o que esta passagem diz: peça, busque e bata (não entrarei no mérito da interpretação dessas palavras no texto). Ademais veja o que o Pai dará o Espírito Santo. Isso significa que o texto não se refere a qualquer coisa que se pede a Ele (a passagem em Mateus diz "coisas boas" - NVI [ou boas dádivas - RA]). Se vocês se esquecerem de tudo o que escrevi aqui, mas se lembrarem e aplicarem a seguinte frase, ficarei contente:

Texto fora de contexto é pretexto!

Há também pessoas que "mandam" em Deus, dando ordens para que Ele faça o desejo do pedinte. Isso é uma total inversão de ordem do criador e criatura. Tomem cuidado com aqueles que praticam e ensinam essas coisas (2Pe 3.1-3).

Além de tudo isso, crer que nada abalará a vida do cristão é não conhecer o que a Bíblia ensina sobre isso. Tome cuidado com a teologia da prosperidade, ela não é a verdade ensinada na Palavra do Senhor (vide a história de Jó).

Certa vez Paulo enviou Timóteo a Tessalônica para fortalecer seus habitantes na fé com o propósito de que ninguém fosse abalado por causa das perseguições que sofriam. Quando Timóteo retornou a Paulo para lhe dizer a respeito da fé dos tessalonicenses, ele ficou animadíssimo, pois ouviu que os de Tessalônica estavam firmes no Senhor (1Ts 3). Eu também ficaria muito contente em saber que todos vocês que têm a oportunidade de ler o que escrevi estão firmes no Senhor e não estão sendo abalados pelas pragas do evangelho mal comunicado, ou melhor, das canções atrapalhadas.

Enquanto alguns querem a cada dia romperem em fé, o meu desejo (bem mais simples de se entender) é crescer em fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário