quinta-feira, maio 10, 2007

Afinal, salvo ou não?

A comunidade que faço parte atualmente prega uma série entitulada "dinâmica da vida cristã autêntica". Ela é apresentada aos domingos e existe a disponibilidade de baixar o vídeo e/ou áudio através do site www.ibcu.org.br.

O pregador Fernando Leite fez a seguinte pergunta: "Se você estivesse na ante-sala do céu e alguém lhe perguntasse por qual razão o guardião da entrada do paraíso deveria deixá-lo entrar, qual seria sua resposta?"

O estudo foi todo desenvolvido durante o sermão, entretanto gostaria de dispobilizar uma espécie de esboço para que você tenha o privilégio de responder à pergunta acima com exatidão (há uma apostila para grupo pequenos no site acima também).

A entrada ao céu não pode depender de você...
Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente (Tiago 2.10).

Talvez você ainda se lembre da média bimestral que você precisava tirar para ser aprovado no ano letivo durante seu tempo de ensino médio, segundo grau, ginásio, científico... O nome vai depender muito de quantos anos você tem hoje. Pensando nesta passagem da epístola de Tiago, a média necessária para ser aprovado é nada menos que 10,0. Suponhamos que os três melhores alunos tenham tirado 9,9, 9,5 e 8,1 respectivamente. Qual deles será aprovado? Nenhum, pois quem conseguiu a nota estipulada? Da mesma forma, todos nós já cometemos erros que nos impedem de obter a nota requerida para entrar no céu.

Nossa resposta à pergunta da ante-sala não deve ser baseada naquilo que fizemos durante nossa vida na Terra. Nalgum ponto falhamos e isso nos impede absolutamente de garatir presença do lado de dentro do portão.
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei (Rm 3.20a). Não se esqueça que o padrão de santidade que Deus exige de suas criaturas é alto (cf. Mt 5 - 7).

Quais são suas chances de poder entrar no céu?
Se depender de você a chance é zero! Não há nada que possa ser feito que lhe garantirá o direito de entrada no terreno celestial.

Deus já nos privilegiou com o direito de entrar no céu exigindo somente que tenhamos fé em Jesus Cristo, o único e verdadeiro Messias.

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados (Cl 1.13-14);

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus (2Co 5.21).

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9).

A fé é a imposição que deu nos deu, felizmente, passível de ser escolhida por cada um de nós. Alguns escolhem pela vida eterna, outros pela vida efêmera.

Como posso ter a certeza de tão grande obra?
Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna (1Jo 5.13).

Observe que João é enfático em dizer "para vocês que sabem que têm a vida eterna" (paráfrase). Ele não escreve para pessoas que acham que têm ou que poderiam ter a vida eterna, mas para as que efetivamente sabem que a tem.

Um pergunta feita a mim mudou minha forma de pensar: "você tem certeza da vida eterna?" No ato respondi que não e meu amigo conclui seu pensamento ao dizer que então eu também não tinha segurança no que Jesus fez por mim. Tenha certeza da salavação: deposite sua vida veemente nas mãos dAquele que pode fazer algo por você.
Depois disso, somente nos resta agradecer a Deus por agora sermos Seu filho. Não há nada que possa nos tirar de Suas mãos.
Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente (1Pe 1.23).
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão (Jo 10.28).

A salvação é o segundo maior presente que alguém pode receber. O primeiro, é saber que você é um meio que Deus usa para presentar outras pessoas.
-- T. Zambelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário