terça-feira, janeiro 22, 2008

Martinho Lutero - Justificação

Sobre a justificação do homem, há escritos ininterruptos desde o tempo dos apóstolos. Tal doutrina ainda causa divisão entre aqueles que são filhos de Deus, bem como entre aqueles que dizem serem.

Um dos maiores marcos da separação entre pessoas que levantam a bandeira cristã, foi com Martinho Lutero (Martin Luther ou Luder em alemão). Certa vez, em seu prefácio aos escritos em latim de 1545, ele escreveu:

Noite e dia eu ponderei até que vi a conexão entre a justiça de Deus e a afirmação de que o justo viverá pela fé. Então eu compreendi que a justiça de Deus era aquela pela qual, pela raça e pura misericórdia, Deus nos justifica através da fé. Com base nisto eu senti estar renascido e ter passado através de portas abertas para dentro do paraíso. Toda Escritura teve um novo significado e, se antes, a justiça me enchia de ódio, agora ela se tornou para mim inexpremivelmente doce em um maior amor. Esta passagem de Paulo se tornou para mim um portão para o céu... ("Martinho Lutero: o reformador monumental," Glimpses, Christian History Institute.)

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé" (Romanos 1.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário