segunda-feira, outubro 22, 2012

Santidade e multimídia

Por Vlademir Hernandes

Nossa geração experimenta avanços tecnológicos sem precedentes na história da humanidade. Os recursos que a tecnologia tem colocado ao nosso alcance, especificamente na área da comunicação, são impressionantes e eram inimagináveis há alguns anos atrás.

A cultura e os relacionamentos interpessoais contemporâneos foram literalmente redefinidos pelas múltiplas mídias e suas inovadoras possibilidades. Hoje trocamos informações com extrema facilidade. Este intercâmbio instantâneo de ideias, opiniões, impressões, convicções e experiências na forma de texto, imagem, áudio e vídeo pelos mais variados canais de comunicação e motivado pelos mais diferentes fins, sejam eles profissionais, educacionais, relacionais ou mesmo de lazer e entretenimento, nos insere em uma complexa rede relacional onde a influência mútua é ostensiva e exponencialmente potencializada.

Tal cenário traz seus desafios específicos e inéditos à vida cristã, em especial, à santidade cristã. Como você tem sido influenciado neste contexto? Será que você tem representado adequadamente o Senhor? Como você tem influenciado a outros? Será que as influências recebidas têm te moldado a este século contrariando assim o plano de Deus para você? Com que conteúdo sua mente tem sido renovada? Você tem experimentado da boa, agradável e perfeita vontade de Deus? (cf. Romanos 12:2).

Os servos fiéis que têm a obediência a Deus como alta prioridade em suas vidas, precisam se firmar nos parâmetros das Escrituras para que seu uso de tantas mídias não seja um obstáculo à honra que pretendem dar a Deus.

No culto do próximo Domingo, dia 21 de Outubro, refletiremos juntos nestas questões e verificaremos alguns dos ensinamentos, exortações e advertências da Palavra do Senhor que precisam ser seriamente considerados para moldar adequadamente o nosso comportamento nesta cultura cibernética. Afinal de contas, somos embaixadores reais mesmo que os relacionamentos estejam cada vez mais virtuais.

"Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio..." (2 Coríntios 5:20)

Fonte: IBCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário