sexta-feira, maio 13, 2011

Você realmente PRECISA de um milagre? (Ressuscita-me, por Aline Barros)

Faz pouco tempo que eu conheço a canção Ressuscita-me, por Aline Barros. Desde a primeira vez que eu a ouvi, fiquei um pouco incomodado, especialmente por causa da ênfase que o dirigente da canção dava e que tem a ideia presente na canção: "quem aqui PRECISA de um milagre?" Depois da pergunta, o dirigente citava algumas áreas onde as pessoas poderiam precisar do milagre: emprego, saúde, finanças, etc.

Minha segunda inquietação se dava porque acredito que uma canção como essa deve ser sempre explicada dentro do contexto de onde foi "inspirada." Seguramente muitos na congregação não têm ideia de que a letra faz uma referência a história de Lázaro e Jesus Cristo, e isso faz diferença para aqueles que cantam com o coração e a cabeça (lembre-se que Jesus disse: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força (Mc 12.30), ou seja, com todo o seu ser. (Não somente emoção, tampouco somente com o intelecto.)

Acredito que muitos cristãos cantam muitas canções sem saber o que de fato estão cantando. Tozer certa vez disse:
"Cantamos com frequência as palavras de um hino de Charles Wesley em que a morte do Senhor Jesus é descrita como 'uma cura dupla' para o pecado. Penso que muitas pessoas cantam esse hino sem saber o significado das palavras de Wesley" (O melhor de Tozer, p.107, pela internet*).
Também acho que as pessoas muitas vezes não sabem o que significa o que estão cantando.

Leia a letra da canção e/ou veja o vídeo no final do post para melhor compreender os detalhes que quero explanar:

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

(Refrão)

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder

A primeira pergunta a ser feita é: qual o propósito do milagre? Baseando-me no que João disse, os milagres (sinais) de Jesus serviam ao propósito para que pessoas cressem que Jesus era o Messias (Cristo), o filho de Deus:

Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome (Jo 20.30,31 NVI, grifo meu).


Sugiro que leia o capítulo 11 do Evangelho de João, onde a história de Jesus e Lázaro está presente. Note o porquê de Jesus fazer este milagre. Dê atenção especial aos vv. 4, 14, 15 e 40 e a preocupação dos fariseus nos vv. 47 e 48.

Veja os comentários com a canção
Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

O autor da canção fala na primeira parte da música como se fosse Lázaro. A licença poética é notória ao perceber que, de fato, Lázaro estava morto, mas na canção, ele ainda é capaz de pensar (mortos não pensam).

Os pedidos de Lázaro:
  • Preciso de um milagre. Acredito que a intenção do autor era dizer que Lázaro queria voltar à vida. Realmente o único capaz de fazer isso é o próprio Deus, afirmado na última parte da canção.
  • Transforma minha vida o meu estado. Que vida era essa? Creio que a intenção autoral, e isso se dá em toda a canção, é fazer um paralelo da morte de Lázaro com a condição espiritual do adorador que canta a canção. Enxergo assim porque Lázaro já não tinha vida e seu estado era morto.
Ele fazia quatro dias que estava sepultado e por isso não enxergava a luz do dia (do sol). Ninguém tentava arrancar sua alegria, visto que a alegria é um sentimento de alguém vivo - mas este é o paralelo que eu disse: morte de Lázaro com a condição espiritual do adorador. Igualmente, morto não tem sonho.

Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu

Agora o autor não se passar mais de Lázaro, mas de uma terceira pessoa.

Sim, Lázaro ouviu a voz do Senhor. Não somente ouviu como a obedeceu. Ele genuinamente reviveu! Aleluia.

Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre


Acredito que o autor ainda continua em terceira pessoa como quem fala com Jesus, que de fato é o único capaz de fazer o que fez. Então ele diz: eu PRECISO tanto de um milagre! Será que o crente realmente precisa de um milagre ou ele quer um milagre?

Confesso que quero que Deus faça muitos milagres na minha vida, como dos muitos que Ele já fez. Agora, precisar de um milagre segundo o que João ensina sobre o propósito do milagre, este eu não preciso, visto que eu já o reconheço como filho de Deus, meu Salvador.

Há cerca de 10 anos, um bom amigo, que crescera na igreja, chorou muito em meus ombros dizendo: "cara, eu não consigo crer em Deus!" Seu pedido era genuíno, como de alguém que sabia de Deus, mas não conseguia depositar fé no que Ele fez, faz e fará. Oramos e depois de algum tempo (semanas?), ele realmente entregou sua vida a Jesus. Contei isso para dizer que a canção faz mais sentido no lábio de uma pessoa como esta, que está morta em suas transgressões e somente um milagre é capaz de tirá-la dessa condição (leia o refrão com isto em mente). Neste caso ele realmente QUER e PRECISA de um milagre. Todavia não creio que a intenção autoral foi neste sentido.

O refrão
Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me


A ideia de que a canção é um paralelo entre a morte física de Lázaro e a morte espiritual do crente (sobre isso, assista à pregação de Mark Ellis sobre a busca da maturidade cristã) é clara na canção. Deus tem abençoado o ministério de Aline Barros e minha oração é que Ele ainda assim o faça. Ao mesmo tempo, oro para que os cristão reflitam as canções que cantam como quando refletem (meditam) as Palavras da Bíblia.

Parte final da canção
Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder


A Palavra de Deus corrobora com as afirmações acima:
  • Jesus é a própria vida (Ele diz isso várias vezes, inclusive neste trecho da história com Lázaro);
  • Jesus é a razão do viver do crente (entendi dessa forma). Pensando mais literalmente, diria que o Espírito Santo é a força que há em mim (está dentro de mim), o próprio Deus;
  • Jesus é o filho de Deus;
  • Somos, em Cristo, mais que vencedores. Ele já venceu por nós.
  • Deus, e isso significa o próprio Cristo, fala aos nossos corações (Hb 1), especialmente através de Sua palavra.
  • Sim, Deus quer que eu viva como quem realmente vive.
  • A história de poder que Ele concedeu a todos que nEle crê, dando autoridade em Seu nome.
Que todo filho de Deus reflita e cante a verdade de Deus! Você PRECISA de um milagre ou você QUER um milagre? Eu QUERO que Deus faça milagres em mim, para aqueles que PRECISAM de um milagre.

O vídeo:








* http://pt.scribd.com/doc/6369372/A-W-Tozer-O-Melhor-de-aW-Tozer

Nenhum comentário:

Postar um comentário